Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis sobem pela terceira semana consecutiva

Outubro está a ser um mês de subidas generalizadas nos preços dos combustíveis e a próxima semana não deverá ser excepção. A partir de segunda-feira, abastecer o depósito com gasóleo ficará mais caro e há margem para subidas na gasolina.

Bloomberg
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 14 de Outubro de 2016 às 11:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

Os preços dos combustíveis deverão voltar a aumentar na próxima semana, depois de esta semana se ter verificado um aumento dos preços das matérias-primas, essencialmente devido à queda do euro face ao dólar.

 

Assim, o litro do gasóleo deverá encarecer em 1,0 cêntimo, segundo os cálculos do Negócios, com base nas cotações da Bloomberg. Já na gasolina há margem para pequeno aumento de 0,5 cêntimos por litro, sendo que as gasolineiras poderão optar por não mexer no prçeo deste combustível.

 
A confirmarem-se estes aumentos, o gasóleo deverá passar para 1,176 euros por litro, face aos actuais 1,166 euros. No caso da gasolina, se ocorrerem aumentos, o litro do combustível deverá passar para 1,402 euros.

Esta será a terceira semana consecutiva de aumentos do preço dos combustíveis, o que não acontecia desde Agosto. Setembro foi um mês de descida dos preços, o que terminou com a chegada de Outubro.


A contribuir para a subida dos preços tem estado o aumento do preço das matérias-primas. Esta semana a subida está muito relacionada com a queda do euro frente ao dólar. É que as matérias-primas negoceiam em dólares e o efeito cambial pode acabar por ditar evoluções mais ou menos acentuadas.

 

Esta semana, por exemplo, o preço da gasolina em dólares subiu menos de 0,5%, mas quando considerado o efeito cambial, o aumento é superior a 1%. No caso do gasóleo, o preço cresceu pouco mais de 1% em dólares, mas mais de 2% em euros. 

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo petróleo
Outras Notícias