Energia Accionista chinês da EDP "acompanha atentamente" políticas de energia em Portugal

Accionista chinês da EDP "acompanha atentamente" políticas de energia em Portugal

O accionista da EDP acompanha de perto a situação em Portugal, num momento em que o Governo pretende prolongar a taxa extraordinária até 2020 e criar um novo regime para a tarifa social. A EDP reforçou a parceria estratégica com a China Three Gorges.
Accionista chinês da EDP "acompanha atentamente" políticas de energia em Portugal
André Cabrita-Mendes 27 de maio de 2016 às 17:15

A China Three Gorges segue com atenção as políticas para o sector da energia, diz um dos líderes da empresa. A declaração surge num momento em que o Governo de António Costa quer prolongar a taxa extraordinária sobre as empresas do sector energético e alargar a abrangência da tarifa social.


"A EDP está em diálogo com o Governo sobre esta questão", disse o vice-presidente da energética chinesa Lin Chixue sobre a Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE). "Sendo o maior accionista da EDP vamos acompanhar atentamente a evolução deste assunto", afirmou.


As declarações do gestor chinês foram feitas esta sexta-feira, 27 de Maio, à margem de uma cerimónia de celebração de um protocolo em Lisboa que contou com a presença do presidente não executivo da CTG, Lu Chun (na foto).

A China Three Gorges (CTG)  criou uma bolsa de estudo no valor de meio milhão de euros que vai permitir a estudantes portugueses estudarem na China, em protocolo com as universidades de Lisboa, Porto e Coimbra.


O Governo pretende alargar a taxa extraordinária até 2020 e, ao mesmo tempo, criar um novo regime para a tarifa social cujo objectivo é abranger um milhão de clientes.


Sobre os encontros que a China Three Gorges vai ter com o presidente da República e o primeiro-ministro esta sexta-feira, o vice-presidente limitou-se a dizer que neles irão ser abordadas "questões sobre o desenvolvimento da EDP no longo prazo".

Entretanto, a eléctrica liderada por António Mexia enviou um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a informar ter assinado um memorando de entendimento com a China Three Gorges para o reforço da parceria estratégica entre as duas empresas. 

"O presente Memorando estabelece os princípios-chave e áreas de cooperação que contribuirão para a continuação do desenvolvimento da parceria estratégica EDP-CTG. ", pode ler-se no comunicado remetido ao regulador dos mercados.

(Notícia actualizada com informação relativa ao comunicado enviado à CMVM)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI