Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acordo na OPEP provoca subida ligeira nos combustíveis em Portugal

O preço da gasolina e do gasóleo vão sofrer aumentos ligeiros na próxima semana, bem inferiores ao registado pelo petróleo.

Cátia Barbosa/Negócios
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 30 de Setembro de 2016 às 15:20
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

Os preços dos combustíveis vão aumentar nos postos de abastecimento a partir da próxima segunda-feira, uma evolução já espectável dado que o acordo alcançado pela OPEP provocou uma forte subida nos preços do petróleo nos mercados internacionais.

 

O Brent, negociado em Londres, está esta sexta-feira a negociar na casa dos 49 dólares, o que representa uma valorização de perto de 7% face à cotação da sexta-feira da semana passada.

 

O acordo alcançado pelos países da OPEP para cortar a produção, que apanhou os analistas de surpresa, também teve impacto nos combustíveis que são cotados nos mercados e que servem de referência para a definição dos preços que os consumidores pagam em Portugal quando vão abastecer o automóvel. Mas a dimensão do agravamento foi bem inferior, sendo que o facto cambial não teve reflexo, uma vez que o euro praticamente não variou face ao dólar.

 

Assim, a tonelada métrica do diesel (em dólares), valorizou cerca de 1% esta semana. Os cálculos do Negócios apontam para uma subida de 0,5 cêntimos por preço do litro do gasóleo. O combustível simples, segundo os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), está actualmente a ser vendido a um preço médio de 1,135 euros, pelo que passará para 1,14 euros.

 

No caso da gasolina a evolução será a mesma, pelo que o litro deste combustível passará de 1,373 para perto de 1,38 euros, confirmou o Negócios junto de fontes do sector.

 

A confirmarem-se estas variações, os preços do diesel e da gasolina vão regressar aos níveis em que se encontravam no início de Setembro, sendo que as últimas semanas têm sido marcadas por fracas oscilações no preço de venda ao consumir.

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasóleo gasolina
Outras Notícias