Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Chineses da EDP compram 10 barragens no Brasil por mil milhões

A China Three Gorges Brasil adquiriu centrais hidroeléctricas na fronteira do estado de São Paulo com o Paraná e também no norte do estado de São Paulo.

André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 10 de Outubro de 2016 às 14:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

O accionista chinês da EDP comprou 10 barragens no Brasil à norte-americana Duke Energy. A China Three Gorges fechou o negócio por um valor total de 1,2 mil milhões de dólares (1,07 mil milhões de euros).

A China Three Gorges Brasil quer afirmar-se como produtora de energia a partir de fontes renováveis, ficando agora com uma potência de 2,1 gigawatts do total de 8,1 gigawatts que detém no Brasil.

"Este negócio é mais um passo importante para consolidar nossa estratégia de ser uma empresa de energia limpa relevante no Brasil", disse em comunicado o presidente executivo da China Three Gorges Brasil, Li Yinsheng.

O negócio foi anunciado pela empresa liderada por Lu Chun (na foto) esta segunda-feira, 10 de Outubro.

A China Three Gorges comprou assim oito centrais hidroeléctricas com uma potência de 2.057 megawatts na fronteira dos estados de São Paulo e do Paraná, mais duas centrais hidroeléctricas com capacidade para 16,5 megawatts no norte de estado de São Paulo.

O negócio só fica formalmente fechado após a aprovação no Brasil pelo regulador de energia ANEEL e pelo regulador de mercado CADE, assim como aprovações necessárias por parte das autoridades chinesas.

 

"Este é mais um passo importante para nos focarmos no nosso negócio principal, o mercado doméstico regulado", disse a Duke citada pela Bloomberg.

A Duke Energy pretende reduzir a sua dívida com o dinheiro arrecadado. Esta companhia ainda está no mercado a procurar vender activos que detém na América Central e Sul.

Ver comentários
Saber mais EDP China Three Gorges Duke Energy Piedmont Natural Gas brasil
Mais lidas
Outras Notícias