Energia EDP tem cinco interessados na compra das barragens

EDP tem cinco interessados na compra das barragens

Brookfield, Endesa, Engie, Iberdrola e Macquarie estão interessadas em comprar os ativos de energia hidroelétrica da EDP, segundo a Bloomberg. Em causa estão os ativos que a empresa colocou à venda e com os quais tenciona encaixar cerca de dois mil milhões de euros.
EDP tem cinco interessados na compra das barragens
Adelino Oliveira/EDP
Negócios 04 de julho de 2019 às 18:35

A Brookfield Asset Management e a Endesa estão entre as empresas interessadas na compra dos ativos de energia hidroelétrica da EDP, de acordo com a Bloomberg, que cita fontes próximas do processo. Além destes dois interessados, há ainda na corrida a Engie, a Iberdrola e a unidade de infraestruturas da Macquarie, adianta a mesma fonte.

 

A venda destes ativos poderá render à EDP cerca de dois mil milhões de euros, de acordo com a Bloomberg. A agência adianta que a EDP espera receber propostas iniciais no final deste mês para projetos hidroelétricos de cerca de dois gigawatts em Espanha e Portugal.  

 

A EDP revelou um plano para vender ativos na Península Ibérica quando apresentou o plano estratégico, em março. Na altura, a empresa liderada por António Mexia previa um desinvestimento no valor total de seis mil milhões de euros: quatro mil milhões de euros em rotação de ativos e dois mil milhões de euros em vendas de ativos (centrais térmicas na Península Ibérica). 

 

Ainda em março, a Iberdrola assumiu ao Negócios que ia avaliar a compra dos ativos da EDP, admitindo estar interessada nas barragens da elétrica nacional. Em maio, foi a vez de o presidente executivo da Endesa, José Bogas, revelar à Lusa que ia avaliar o plano de desinvestimentos da EDP "à procura de eventuais ativos de produção".

 

Em maio, o Expresso noticiou que a elétrica contratou o UBS e o Morgan Stanley para avançar com a venda de ativos em Portugal e Espanha, e que o objetivo era ter uma ideia, no verão, dos potenciais interessados para definir que ativos vende e como até ao final do ano.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI