Energia EDP vende mini-hídricas numa operação avaliada em 164 milhões

EDP vende mini-hídricas numa operação avaliada em 164 milhões

A EDP vendeu as unidades que detêm centrais mini-hídricas, numa operação que avalia a empresa em 164 milhões de euros.
EDP vende mini-hídricas numa operação avaliada em 164 milhões
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 09 de novembro de 2018 às 07:40

A EDP chegou a acordo para vender 100% da EDP Small Hydro e a Pebble Hydro à Aquila Capital, com o preço da operação a corresponder a "um ‘enterprise value’ de 164 milhões de euros", revelou a empresa liderada por António Mexia no comunicado emitido esta sexta-feira, 9 de Novembro, para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM).

 

A EDP Small Hydro detém sete centrais mini-hídricas e a Pebble Hydro tem 14. Estas 21 centrais mini-hídricas "têm uma concessão residual média de 14 anos, situam-se na região Centro e Norte de Portugal e totalizam 103 MW de capacidade instalada", explica a EDP.

 

"O preço da transacção acordado corresponde a um enterprise value de 164 milhões de euros, o qual está sujeito a ajustes entre a presente data e a conclusão da operação, como é usual neste tipo de transacções", realça a eléctrica.

 

"O EBITDA total da Small Hydro e Pebble Hydro nos últimos 12 meses ascendeu a €21 milhões", adiante a mesma fonte.

 

A EDP prossegue assim com a "optimização do portfólio, através da alienação de actividades não estratégicas e de escala reduzida em Portugal", depois de em Julho ter vendido também a EDP Bioeléctrica por 55 milhões de euros à Altri.

 




pub