Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP adquire projectos de energia solar na Roménia

Investimento deve rondar os 120 milhões de euros, de acordo com a imprensa romena.

Negócios negocios@negocios.pt 26 de Setembro de 2012 às 08:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
A Energias de Portugal chegou a acordo para adquirir um conjunto de projectos de energia solar na Roménia, com uma capacidade total de 60 megawatts (MW), de acordo com o jornal romeno Ziarul Financiar, que cita Monica Cojocaru, a advogada responsável pela operação.

De acordo com os cálculos do jornal, citado pela Bloomberg, a EDP pode investir até 120 milhões de euros nos projectos.

Além dos projectos de energia solar, a EDP também adquiriu um projecto de energia eólica na Roménia, com uma capacidade de 28 MW.

A EDP, através da sua participada para as energias renováveis, a EDP Renováveis, está já presente na Roménia. O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) indicou em Julho que estava a considerar um empréstimo de 58,2 milhões de euros para financiar a construção e a operação de dois parques eólicos da Renováveis neste país.

A par da Polónia e do Brasil, a Roménia é um dos três países onde a EDP Renováveis pretende reforçar a aposta nos próximos anos.

Em declarações recentes ao Negócios, o CEO da empresa, João Manso Neto, explicou que a Roménia era um dos mercados mais promissores, pois é o país onde a EDP Renováveis recebe a mais alta tarifa pela venda de energia: são 138 euros por megawatt hora, que comparam, por exemplo, com 106 euros em Portugal e 89 euros em Espanha.

Ver comentários
Saber mais EDP Roménia energia solar
Outras Notícias