Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vende activos de gás em Espanha a empresa da Goldman Sachs

A eléctrica portuguesa alienou à Redexis um conjunto de activos de distribuição que inclui 117 mil pontos de consumo de gás, permanecendo, após o negócio, com 900 mil pontos de abastecimento em carteira em Espanha.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 16 de Dezembro de 2014 às 17:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A EDP acordou a venda de um conjunto de activos de distribuição de gás em Espanha à Redexis, uma empresa espanhola controlada pela Goldman Sachs Infrastructure Partners, anunciou a eléctrica portuguesa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

A transacção inclui activos de gás na região de Múrcia mas também noutras áreas de Espanha, como a Extremadura e Gerona. Trata-se de activos de distribuição que, segundo a EDP, se encontram afastados das actividades principais da Naturgas, subsidiária da EDP cujas operações se concentram no País Basco, Cantábria e Astúrias.

 

Os activos vendidos incluem aproximadamente 117 mil pontos de consumo. Após a venda, a Naturgas terá ainda 900 mil pontos de abastecimento. A operação estava a ser estudada pela Redexis já há mais de dois meses.

 

A EDP não revelou o valor de venda, indicando apenas que "o preço da transacção acordado representa um "enterprise value" de 236 milhões de euros, o que corresponde a um múltiplo de cerca de 13 vezes o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) estimado para 2014)".

 

Assessorada nesta operação pelo BBVA, BESI, KWM e KPMG, a EDP realça que a conclusão do negócio está ainda dependente da obtenção do aval das autoridades da concorrência e outros reguladores.

Ver comentários
Saber mais EDP Naturgas Espanha gás natural Redexis Goldman Sachs
Mais lidas
Outras Notícias