Energia 'Joia da coroa' da Galp em Moçambique dá passo "relevante"

'Joia da coroa' da Galp em Moçambique dá passo "relevante"

A joint venture de que a Galp faz parte no projeto Rovuma adjudicou os trabalhados para o arranque da primeira fase da construção das instalações de gás natural liquefeito cuja produção deve arranjar em 2025.
'Joia da coroa' da Galp em Moçambique dá passo "relevante"
Miguel Baltazar
Sara Ribeiro 09 de outubro de 2019 às 08:49

A joint venture de que a Galp faz parte no projeto Rovuma, em Moçambique, já adjudicou os trabalhos de engenharia e construção para a primeira fase das instalações de gás natural liquefeito. Em comunicado emitido à CMVM a petrolífera portuguesa informa que "o contrato de Engenharia, Aprovisionamento e Construção (EPC) foi atribuído ao consórcio constituído pela JGC, Fluor e TechnipFMC, empresas-líder do setor a nível global".

"Após a aprovação do plano de desenvolvimento pelo Governo de Moçambique, a assinatura deste contrato  permitirá o início das primeiras atividades de midstream e upstream, estimadas em cerca de 500 milhões de dólares", detalha a empresa.

Este é o grande projecto da Galp em Moçambique, que já foi apelidado pelo seu presidente, Carlos Gomes da Silva, como a 'jóia da coroa'. Por essas razões, a empresa sublinha que "as adjudicações de hoje representam mais um passo relevante no desenvolvimento das descobertas em Moçambique".

A primeira fase do projeto que irá produzir, liquefazer e vender gás natural proveniente dos campos de Mamba, inclui duas unidades de liquefação com capacidade total para produzir 15,2 milhões de toneladas por ano (mtpa). O início de produção é esperado em 2025.

Os parceiros da Galp neste projeto, na Área 4, incluem a Mozambique Rovuma Venture (uma joint venture entre a ExxonMobil, Eni e CNPC), a KOGAS e a ENG. A ExxonMobil irá liderar a construção e operação das unidades de liquefação onshore e instalações relacionadas, enquanto a Eni será o operador do upstream.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI