Energia Petrobras com prejuízos de 305 milhões até Março

Petrobras com prejuízos de 305 milhões até Março

A petrolífera fechou o primeiro trimestre deste ano com prejuízos de 1,2 mil milhões de reais (305 milhões de euros). Os resultados foram impactos pelo aumento das despesas de juros e variações cambiais negativas.
Petrobras com prejuízos de 305 milhões até Março
Bloomberg
Sara Ribeiro 13 de maio de 2016 às 10:18

A Petrobras teve um resultado líquido negativo de 1,2 mil milhões de reais (cerca de 305 milhões de euros) nos primeiros três meses do ano. No primeiro trimestre do ano anterior, a petrolífera brasileira tinha registado lucros de 5,3 mil milhões de reais (1,3 mil milhões de euros).

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, a performance negativa deveu-se a "maiores despesas de juros e variações monetárias e cambiais negativas", as quais atingiram 9,5 mil milhões de reais (2,4 mil milhões de euros).

A queda de 7% da produção de petróleo e gás natural, quer no Brasil quer nos mercados internacionais, e a redução em 8% das vendas de derivados no mercado doméstico, também contribuíram para as contas da empresa fecharem no vermelho.

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) situou-se em 21 mil milhões de reais (5,3 mil milhões de euros). Um valor que representa uma redução face aos 21,5 mil milhões de reais (5,4 mil milhões de euros) alcançados no primeiro trimestre de 2015. A margem EBITDA foi de 30%.

No campo operacional, a Petrobras registou um aumento de 145 das exportações de petróleo e derivados, enquanto o preço médio do Brent recuou 37% (+ara 33,89 dólares/bbl).

A produção de derivados no Brasil "ficou estável", totalizando 1.958 mil barris por dia.

De Janeiro a Março deste ano a Petrobras alcançou ainda uma redução de 21% dos custos de extracção sem participação estatal.

No final de Março, a dívida líquida da petrolífera situou-se em 103 mil milhões de dólares (cerca de 90 mil milhões de euros), um aumento de 3% face ao saldo registado a 31 de Dezembro de 2015.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI