Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços dos combustíveis mantêm-se inalterados pela quarta semana seguida

Os preços da gasolina e do gasóleo não deverão sofrer alterações a partir da próxima segunda-feira. Gasóleo continua em máximos desde março.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 21 de Agosto de 2020 às 14:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Pela quarta semana consecutiva, os preços dos combustíveis não devem sofrer alterações. Significa que a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, os preços do gasóleo simples mantêm-se em máximos desde a semana começada a 23 de março, altura em que a pandemia afetou os mercados em geral e o dos hidrocarbonetos em particular.

Assim, um litro de gasóleo custará 1,234 euros à carteira dos portugueses, de acordo com os cálculos efetuados pelo Negócios. O preço da gasolina simples 95 deverá manter-se também ao nível desta semana, nos 1,395 euros por litro. O que, a acontecer, representa um máximo desde o final do mês passado. 
No acumulado do ano, o preço do gasóleo regista uma queda de 11%, enquanto que na gasolina se observa uma redução de 7%. Contudo, desde os mínimos de abril, ambos os ativos acumulam ganhos de 11 e 16 cêntimos por litro, respetivamente. 

No primeiro semestre deste ano, a gasolina sofreu uma queda de 9% e o gasóleo de 13%.

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Ver comentários
Saber mais gasóleo gasolina combustíveis
Outras Notícias