Notícia
Produção de electricidade a partir de gás atinge recorde com vaga de calor
A REN aproveitou o recorde para sublinhar o papel essencial das infra-estruturas para garantir que o gás chega em segurança aos lares portugueses. O regulador defendeu este ano o adiamento de vários investimentos por parte da REN.
- 1
- ...
As centrais a gás natural foram convocadas para produzir electricidade com a vaga de calor no início de Setembro. A produção de electricidade a partir de gás atingiu um recorde histórico no dia 6 de Setembro: num total de 3.344 megawatts (MW).
O anterior máximo tinha sido alcançado em Março de 2016, com uma potência de 3.176 MW. Olhando para a produção de electricidade a partir de todas as fontes, a produção máxima diária esteve perto de ser ultrapassada, mas o máximo de 57,6 gigawatts hora permaneceu intocado.
Estas infra-estruturas são "planeadas e concebidas para dar resposta às exigências coincidentes dos consumidores, assegurando o seu pleno abastecimento sem restrições de consumo, garantindo assim o exercício das actividades produtivas que delas dependem".
A companhia liderada por Rodrigo Costa destaca que as infra-estruturas são construídas para "garantir não só o consumo médio" mas também a segurança de abastecimento durante os picos, tal como aconteceu este mês.
Recorde-se que o regulador defendeu este ano o adiamento de vários projectos da REN para a rede de transporte de gás natural.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) defendeu que a REN devia adiar projectos no valor total de 160 milhões de euros, incluindo a terceira ligação de gás natural entre Portugal e Espanha.
Apesar do parecer não ser vinculativo, o documento é tido em conta pelo Governo quando chegar o momento de decidir. A ERSE justificou a sua decisão com uma possível subida dos preços do gás natural devido aos investimentos.