Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Repsol acorda venda do negócio de gás natural à Shell por 6,6 mil milhões de dólares

A Repsol chegou a acordo para vender a quase totalidade de gás natural liquefeito por 6,6 mil milhões de dólares. O acordo, realizado com a Royal Dutch Shell, está a levar as acções a subirem.

Bloomberg
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 27 de Fevereiro de 2013 às 12:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Repsol chegou a acordo com a Shell na venda da unidade de gás natural liquefeito (GNL), tendo assim posto um ponto final nas negociações que, segundo o “El País” duravam há meses, tendo havido mais de uma dezena de potenciais interessados.

 

A petrolífera espanhola acordou vender os activos por 6.653 milhões de dólares (cerca de cinco mil milhões de euros) à Shell, o que lhe permitirá, segundo o mesmo jornal, fortalecer o seu balanço e a sua posição financeira, uma vez que reduz em mais de metade a dívida líquida da empresa, excluindo a Gás Natural Fenosa.

 

O “Wall Street Journal” explica que 4,4 mil milhões de dólares serão pagos em dinheiro e que os restantes cerca de 2,3 mil milhões de dólares correspondem a compromissos financeiros e à dívida que a Shell vai assumir.

 

O valor da transacção representa uma mais-valia bruta de 3.500 milhões de dólares para a Repsol, segundo o “El País”, o que após impostos e uma provisão relacionada com o negócio de GNL na América do Norte deverá situar-se nos 1.400 milhões de dólares.

 

O negócio deverá estar concluído no final de 2014, de acordo com a informação avançada pelas empresas e citada pela imprensa internacional.

 

O “El País” salienta que depois de esta operação, a Repsol eleva para cinco mil milhões de euros o valor de desinvestimentos realizados no último ano, o que supera os objectivos fixados no plano estratégico que foi definido para o período entre 2012 e 2016. Neste plano a quatro anos estava estipulado que a empresa ia desinvestir entre 4,0 e 4,5 mil milhões de euros.

 

As acções da Repsol seguem a subir 2,88% para 15,905 euros, tendo já chegado a valorizar mais de 4%. Já os títulos da Royla Dutch Sheel sobem 0,22% para 24,845 euros, no mercado holandês.

Ver comentários
Saber mais Repsol Shell gás natural
Outras Notícias