Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Siemens-Mitsubishi apresentam proposta de 7 mil milhões de euros à Alstom

Agora que se conhecem as duas propostas a concurso, só resta ao governo francês tomar a sua decisão. O veredicto chega a 23 de Junho.

A carregar o vídeo ...
Siemens Launches Group Bid for Alstom’s Energy Unit
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 16 de Junho de 2014 às 19:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Ao dia marcado, a proposta chegou: a alemã Siemens e a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (MHI) apresentaram esta segunda-feira, 16 de Junho, a sua proposta para adquirir a unidade de energia da Alstom.

 

Ao todo, as empresas estão dispostas a investir 7 mil milhões milhões de euros, avança a Reuters. A Siemens fez uma oferta de 3,9 mil milhões de euros pelo negócio de turbinas.  Já a MHI avançará com 3,1 mil milhões de euros para adquirir cerca 10% dos activos de energia da Alstom.

 

A proposta poderá ainda incluir uma combinação dos negócios ferroviários da Alstom e da Siemens, diz a Bloomberg.

 

Na corrida pela Alstom está também a General Electric (GE), com a sua proposta de 12,4 mil milhões de euros por todos os negócios de energia da empresa. A americana já informou que não vai alterar a sua oferta perante os rivais.

 

A proposta implicou alguma reticência do Executivo francês, que chegou mesmo alargar a legislação que rege o direito de veto em caso de fusões estrangeiras no país, de modo a proteger o "interesse nacional".

 

A GE procurou sempre conquistar a confiança do Governo francês, procurando estabelecer parcerias com diversas empresas do país. A americana prometeu ainda criar 1.000 postos de trabalho no período de um ano em França – medida que a proposta conjunta da Siemens-MHI recupera.

 

A Alstom emprega 18.000 funcionários em França, o correspondente a 20% da sua força de trabalho em todo o mundo. Há 10 anos, quando estava perto da falência, foi resgatada pelo Estado francês, tendo dependido de encomendas públicas para equipamentos de energia e transporte ferroviário, conta a Reuters.

 

 

O seu destino é conhecido a 23 de Junho, com o anúncio da proposta vencedora.

Ver comentários
Saber mais Siemens Mitsubishi General Electric França economia negócios e finanças economia (geral) Informação sobre empresas grandes empresas
Outras Notícias