Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tarifa social de electricidade mantém-se inalterada em 2017

O número de beneficiários da tarifa social cresceu mais de 280% este ano, com a atribuição automática que entrou em vigor em Julho.

Bruno Simão/Negócios
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 06 de Outubro de 2016 às 13:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O desconto nas tarifas de electricidade vai manter-se igual em 2017: 33,8%. A percentagem foi decretada esta quinta-feira, 6 de Outubro, através de despacho da secretaria de Estado da Energia.

 

Actualmente, 690 mil consumidores têm direito à tarifa social. A atribuição automática da tarifa social entrou em vigor em Julho, com o número de beneficiários a crescer dos 180 mil registados no início do ano para os 690 mil actuais.

O número de beneficiários da tarifa social cresceu mais de 280% este ano, com a atribuição automática, com a Direcção-Geral de Energia e Geologia a cruzar dados da Segurança Social, Finanças e das empresas eléctricas. 

 
A tarifa social "constitui um importante instrumento de política e justiça social, que visa proteger os agregados familiares economicamente vulneráveis, garantindo-lhes o acesso a estes serviços essenciais, em condições de menor esforço financeiro e maior estabilidade tarifária", sublinha a secretaria de Estado da Energia.

A tarifa social é suportada pela empresas produtoras de electricidade, custando 70 milhões de euros, com a maioria da factura a ser suportada pela EDP, que conta com mais clientes no mercado. Cada beneficiário custa em média 102,90 euros por ano.

Ver comentários
Saber mais electricidade tarifa social luz desconto secretaria estado energia
Mais lidas
Outras Notícias