Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vai ser possível ir de Lisboa ao Algarve de carro eléctrico sem ficar apeado

Os quatro postos de carregamento rápido na auto-estrada Lisboa-Algarve e mais dois na Via do Infante vão estar operacionais a partir de 8 de Agosto.

Miguel Baltazar
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 01 de Agosto de 2016 às 15:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 17
  • ...
Vai ser possível ir de Lisboa ao Algarve de carro eléctrico sem correr o risco de ficar pelo caminho. A partir da próxima semana, dia 8 de Agosto, os utilizadores de carros eléctricos que forem de férias para o Alentejo ou o Algarve vão ter à sua disposição vários postos de carregamento rápido.

Entre Lisboa e o Algarve vão passar a haver quatro pontos de carregamento rápido, na auto-estrada A2: na área de serviço de Palmela, sentido norte/sul; em Alcácer do Sal, sentido sul/norte; em Aljustrel, ambos os sentidos, anunciou a Mobi.E, a entidade gestora da rede de mobilidade eléctrica.

Já dentro do Algarve, a Via do Infante (A22) passa a contar com dois pontos de carregamento na área de serviço de Loulé, em ambos os sentidos.

A Mobi.E chama a atenção que os postos já estão instalados, mas que actualmente encontram-se em testes, "pelo que não deverão ser utilizados", pois estes testes são importantes para "acautelar um bom funcionamento futuro".

Para tal, vai receber um investimento de 1,9 milhões de euros com o objectivo de concluir o plano inicial da rede lançada em 2010. 

Foi no final de Fevereiro que o Governo anunciou o investimento de 1,9 milhões de euros para concluir a rede Mobi.E. Com este investimento, o Governo de António Costa quer retomar a iniciativa "num domínio que esteve praticamente esquecido nos últimos quatros anos".


Este investimento contempla a instalação de 124 pontos de carregamento normal para que a rede fique completa com 1.250 postos espalhados por Portugal. Ao mesmo tempo, a restante rede vai ser alvo de manutenção e de actualização tecnológica.

Também está prevista a instalação dos 50 pontos de carregamento rápido, algo que era há muito ambicionado por diversas vozes do sector como a Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico (APVE) e a Associação de Utilizadores de Veículo Eléctrico (UVE).

Ver comentários
Saber mais mobi.e mobilidade eléctrica carro eléctrico lisboa algarve Governo de António Costa Associação de Utilizadores de Veículo Eléctrico Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico
Mais lidas
Outras Notícias