Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Americanos contribuem para recorde de investimento imobiliário de mil milhões

O fundo americano Blackstone volta a ser o principal comprador em Portugal, ao adquirir dois centros comerciais no primeiro semestre deste ano. Só esta entidade investiu mais de 400 milhões de euros.

No caso do Almada Forum, a Bloomberg anunciou no passado mês de Janeiro que as negociações culminaram numa oferta de 450 milhões de euros da espanhola Merlin, mas ainda não houve a confirmação de que o negócio tivesse sido efectivamente fechado. No dia 20 de Julho, a Merlin anunciou que tinha fechado o negócio por 406,7 milhões de euros.
Correio da Manhã
Negócios 27 de Julho de 2015 às 12:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O investimento imobiliário em Portugal já ultrapassou a fasquia dos mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mostram os dados compilados pela consultora Worx. O indicador aproxima-se assim do recorde de 1,2 mil milhões de euros atingido em 2006.

A contribuir para este resultado está o investimento estrangeiro, que representa 95% do total. A liderar estão os americanos, com destaque para o fundo Blackstone que adquiriu "mais de 400 milhões [de euros] em activos imobiliários".


O maior negócio foi mesmo a compra do Almada Forum e do Forum Montijo. No catálogo de 2015 da Blackstone conta-se ainda o Alverca Park. No ano passado, o fundo norte-americano concretizou também a maior operação, ao adquirir dez activos imobiliários à gestora de fundos do Novo Banco, a então ESAF, por mais de 200 milhões.


Na lista dos grandes negócios realizados no primeiro semestre deste ano contam-se ainda a venda do Dolce Vita Tejo à Eurofund Investments e a alienação de 12 activos Sonae e do Continente Colombo.


A estimativa da consultora imobiliária é de que o investimento global em 2015 possa atingir a fasquia dos dois mil milhões de euros. O sector do retalho é aquele que continua a chamar mais a atenção dos compradores.


Tal como o Negócios escrevia em Fevereiro, os centros comerciais e portefólios de activos serão os destaques nas operações imobiliárias deste ano.

Ver comentários
Saber mais Portugal Almada Forum Forum Montijo Novo Banco Dolce Vita Eurofund Investments Sonae economia negócios e finanças construção e obras públicas imobiliário centros comerciais
Mais lidas
Outras Notícias