Imobiliário Avaliação bancária: Preços das casas em máximos de 10 anos

Avaliação bancária: Preços das casas em máximos de 10 anos

A avaliação bancária continua a demonstrar que o imobiliário está a valorizar. O preço médio por metro quadrado está nos 1.196 euros, o que representa o valor mais elevado desde que há histórico (2008).
Sara Antunes 27 de setembro de 2018 às 11:24
O preço médio das avaliações bancárias voltou a aumentar e a atingir novos máximos, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). 1.196 euros é o preço médio do metro quadrado, em Agosto. Não há registos de um valor tão elevado desde Setembro de 2008, último ano em que há dados. 

O valor médio da avaliação bancária de Agosto representa um aumento de 6,6% face ao ano passado. 
Por regiões, o Algarve continua em destaque, com o preço médio a ascender a 1.547 euros por metro quadrado. Segue-se a Área Metropolitana de Lisboa, onde o preço médio está nos 1.468 euros. Do lado oposto está o Centro (989 euros) e o Alentejo (997 euros).

Os dados do INE revelam ainda que os preços das avaliações bancárias aumentaram em todas as regiões. 

Este indicador é muito relevante para quem quer comprar casa: não é revelador dos preços que estão a ser praticados nas transacções imobiliárias, mas sim da avaliação que está a ser feita pelos bancos. E é com base nesta avaliação que os bancos determinam o valor que emprestam. Por exemplo, um banco que financie até 80% da avaliação da casa em questão, só emprestará 80 mil euros num imóvel avaliado em 100 mil euros. E quanto menor for a percentagem pedida melhores serão as condições que o cliente conseguirá.

(Notícia actualizada com mais informação às 11:43)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI