Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Chiado é zona comercial com as rendas mais altas de Portugal

Portugal surge no 45º lugar dos países com as rendas comerciais mais elevadas, com as compras dos visitantes angolanos, brasileiros e russos a contrariarem os efeitos da quebra do consumo interno. A 5ª Avenida de Nova Iorque deixou de ser a mais cara do mundo.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 14 de Novembro de 2012 às 11:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Chiado continua a ser a zona comercial de Portugal com as rendas mais elevadas, de acordo com o estudo “Main Street Across the World 2010”, elaborado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

Nesta zona o custo do metro quadrado, por ano, é de 960 euros, o mesmo valor registado em 2010 e 2012. Contudo, o Chiado continua a ser a localização comercial mais cara, já que noutras zonas comerciais de Portugal registou-se uma quebra nos preços.

Na Avenida da Liberdade os preços também ficaram estáveis face a 2012 (870 euros por ano), enquanto na Rua de Santa Catarina desceram 5,6% para 510 euros por ano.

No ranking mundial (considerando apenas uma zona comercial por País), Portugal surge em 45º lugar no ranking das localizações mais caras do mundo, o que representa uma queda de três lugares face a 2011 (42º).

A Cushman, na parte do relatório onde analisa o mercado português, assinala que a economia portuguesa continua fraca, mas que a procura no comércio de rua e nos centros comerciais não se ressente, devido ao maior interesse das marcas internacionais. Quanto à oferta de novos espaços, a consultora assinala que apenas está prevista a abertura de um centro comercial no próximo ano (Évora Shopping).

A Cushman destaca ainda que o mercado de luxo está em alta, quase inteiramente devido aos clientes oriundos de países de língua portuguesa (Brasil e Angola), mas também de outras localizações, como da Rússia, uma “tendência que deverá persistir”.

No “ranking” mundial destaque para o facto de a mítica 5ª Avenida já não ser a mais cara do mundo, tendo sido destronada pela Causeway Bay, em Hong Kong (22.307 euros por metro quadrado por ano). A rua de Nova Iorque (21.204 euros por ano) surge em segundo lugar, e os Campos Elísios em terceiro (9.573 euros por metro quadrado).

(notícia corrigida às 14h40, trocando dólares por euros)

Ver comentários
Saber mais Chiado zona comercial rendas Portugal
Outras Notícias