Imobiliário Entrega de imóveis aos bancos diminui 60% no primeiro semestre

Entrega de imóveis aos bancos diminui 60% no primeiro semestre

O número de imóveis entregues pelas famílias portuguesas aos bancos por falta de meios para os pagar diminuiu 60% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, avançou esta segunda-feira a associação dos imobiliários.
Entrega de imóveis aos bancos diminui 60% no primeiro semestre
Bruno Simão/Negócios
Lusa 29 de julho de 2013 às 10:39

De acordo com Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), as famílias entregaram 1.346 imóveis entre Janeiro e Junho.


No segundo trimestre, a redução do número de dações em pagamento foi de 11% face aos três meses anteriores, somando 707 imóveis, adianta a associação em comunicado divulgado esta segunda-feira.

 

Este cenário é explicado pelo presidente da associação dos imobiliários, Luís Carvalho Lima, com as medidas apresentadas pelos bancos para facilitar o pagamento de dívidas.

 

A "quebra no número de imóveis entregues em dação em pagamento face ao período homólogo tem tudo a ver com as medidas de facilitação do pagamento de dívidas, que têm vindo a ser adoptadas pelos bancos", afirmou Luís Carvalho Lima.

 

Ao contrário das famílias, os promotores enfrentaram, no segundo trimestre, maiores dificuldades, garante a associação.

 

"Apesar do número de casas entregues pelas famílias registar um decréscimo, a entrega de imóveis feita por promotores imobiliários continuam a subir", avisou o presidente APEMIP.

 

"O arrefecimento do mercado imobiliário, aliado à instabilidade económica que afecta o país, atinge de forma significativa quem investiu na promoção e no desenvolvimento de novos projectos e empreendimentos", argumentou o presidente da APEMIP, admitindo que "as dificuldades que os promotores hoje atravessam não são novidade".

 

Já em Maio, Luís Lima alegava que a descentralização das dações em pagamento para fora dos grandes centros urbanos fazia depreender que as entregas são feitas cada vez mais por promotores.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI