Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

INE: Custos de construção aceleram em Fevereiro

O crescimento índice de custos de construção de habitação acelerou em termos homólogos durante o segundo mês do ano. Uma evolução que coincidiu com um abrandamento do avanço dos preços de manutenção e reparação regular de habitações.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 09 de Abril de 2012 às 12:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Índice de custos de construção de habitação registou um crescimento homólogo de 1,8% em Fevereiro, que compara com um avanço de 1,5% no mês anterior, no Continente, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). No segundo mês do ano o custo de mão-de-obra aumentou 1,9% e a o índice da componente de materiais apreciou 1,8%.

Por tipo de construção, a aceleração do crescimento homólogo dos custos de construção foi mais pronunciada nas Moradias, ao crescer 0,5 pontos percentuais para 2,0%, segundo o INE. O custo de construção de apartamentos acelerou 0,4 pontos percentuais face ao mês de Janeiro, registando um crescimento de 1,8% em Fevereiro.

Crescimento dos custos Manutenção e Reparação desacelera

Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular de Habitação registou uma variação homóloga dos preços de 3,1% no mês de Fevereiro, também na área Continental. Um crescimento que foi 0,3 pontos percentuais inferior aos 2,8% que se registaram no mês anterior.

A desaceleração resulta da evolução das componentes de Produtos, que cresceu 5,3%, abrandando 0,4 pontos percentuais face ao período anterior, e de Serviços que avançou 1,1%, ficando abaixo do crescimento homólogo de 1,3% registado no mês anterior.

Ver comentários
Saber mais imobiliário construção habitação
Mais lidas
Outras Notícias