Imobiliário Inquilinos de Lisboa propõem que alojamento local pague taxa suplementar ao condomínio

Inquilinos de Lisboa propõem que alojamento local pague taxa suplementar ao condomínio

A Associação de Inquilinos Lisbonense (AIL) defendeu esta terça-feira, no parlamento, a obrigatoriedade de uma comunicação prévia à assembleia de condóminos para o alojamento local, propondo ainda "um suplemento, não superior a 20%, na contribuição regular para o condomínio".
Inquilinos de Lisboa propõem que alojamento local pague taxa suplementar ao condomínio
Alexander De Leon Battista
Lusa 05 de junho de 2018 às 21:49

"Que os municípios tenham as competências necessárias e suficientes, bem como contratarem os meios adequados para poderem regulamentar", avançou o presidente da AIL, Romão Lavadinho, considerando que o enquadramento legal do alojamento local deve ser revisto, de modo a "regrar e disciplinar esta utilização, tanto em prédios de propriedade total como em condomínios".

 

No âmbito de uma audição parlamento no grupo de trabalho da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades, o representante dos inquilinos de Lisboa sugeriu que a actividade de alojamento local em prédios de propriedade total deve ser limitada a 50%, mantendo-se as restantes em regime de arrendamento ou habitadas pelos próprios proprietários.

 

De acordo com Romão Lavadinho, é necessário também "que se diferencie claramente as regras a aplicar ao alojamento turístico em habitações ao longo da costa portuguesa, nos tradicionais períodos de férias, das regras a aplicar ao alojamento turístico em habitações nas cidades".

 

Na perspectiva do presidente da AIL, o alojamento local nos centros urbanos "implicou e implica a redução de locados para arrendamento estável e prolongado ou de habitação própria".

 

Para alterar o regime do alojamento local existem cinco projectos de lei do BE, do CDS-PP, do PCP, do PS e do PAN, defendendo todos, na generalidade, a obrigatoriedade de uma autorização por parte da assembleia dos condóminos para o exercício da actividade.

 

Neste momento, o grupo de trabalho da Temática do Alojamento Local encontra-se na fase final das audiências a entidades, associações e governantes, prevendo-se que o processo de alteração da legislação em vigor fique concluído até Junho, antes das férias parlamentares.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Pureh@te Há 1 semana

Tenho estrangeiros a entrar e sair a toda a hora da propriedade privada. Como bom empresario tuga vou declarar ao SEF e as finanças tudo o que vendo...; se declarem 10% das vendas, temos 90% de estrangeiros não identificados pelo SEF e que ninguém sabe donde vëm ou quem sejam(pedofilos, terroristas)

Pureh@te Há 1 semana

E nós residentes não queremos nem taxas nem meias taxinhas. Se um prédio possuir somente licença habitacional Não podem existir actividades económicas como o Alojamento local, tão simples quanto isso. Se não for caso disso, deverão ser os condomínios a autorizarem ou Não o AL.

Pureh@te Há 1 semana

O alojamento local é uma praga que se alastra a olhos vistos; deixei de pagar quota anual de condomínio como protesto. De repente vivemos todos em pensões. Quem é que pode ir trabalhar no outro dia as 7da manhã quando tenho uma festa de arromba ao lado até às 6h30?? E a nossa segurança? GNR e SEF??

Mr.Tuga Há 1 semana

Tipico tuguês atrasadito....
Cria-se mais uma taxa ou taxinha ou uma contribuição extra e .... voilá, assunto resolvido!

PACOVIOS!
Sitio de TRAMPA atrasado e sem futuro....

ver mais comentários
pub