Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Investimento em imobiliário comercial bate recorde de 25 anos

O fundo americano Blackstone representou o maior negócio até Outubro: a compra dos centros comerciais Almada Forum e Forum Montijo por mais de 330 milhões de euros.

No caso do Almada Forum, a Bloomberg anunciou no passado mês de Janeiro que as negociações culminaram numa oferta de 450 milhões de euros da espanhola Merlin, mas ainda não houve a confirmação de que o negócio tivesse sido efectivamente fechado. No dia 20 de Julho, a Merlin anunciou que tinha fechado o negócio por 406,7 milhões de euros.
Correio da Manhã
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 10 de Novembro de 2015 às 16:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O investimento em imobiliário comercial português atingiu um novo recorde. Nos primeiros dez meses de 2015, foram transaccionados no país activos no valor de 1,36 mil milhões de euros. O sector do retalho ocupou mais de metade do total investido.

Segundo a consultora imobiliária Cushman & Wakefield, este é um valor "nunca antes atingido em 25 anos de registo de transacções". O anterior recorde estava fixado em 2007, onde se atingiu os 1,19 mil milhões de euros de investimento em imobiliário comercial durante todo o ano.

O valor registado até Outubro "ultrapassa já em 14% o valor de 2007 e representa um crescimento também face aos 12 meses de 2014 de quase 100%", concretiza a consultora. Os investidores estrangeiros representaram 90% do capital investido e 75% do volume de negócios.

Os americanos estão em destaque, investindo cerca de 600 milhões de euros. Foi esta a nacionalidade a protagonizar o maior negócio do ano: a compra pelo fundo Blackstone de um portefólio de centros comerciais aos investidores do fundo alemão CG Malls. O Almada Forum e o Forum Montijo foram vendidos por mais de 330 milhões.

O volume médio por negócio de investimento comercial situou-se nos 35 milhões de euros, mais do que duplicando a média dos últimos dez anos (15 milhões de euros).
Ver comentários
Saber mais Cushman & Wakefield Almada Forum Forum Montijo economia negócios e finanças construção e obras públicas imobiliário Blackstone
Mais lidas
Outras Notícias