Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado habitacional estabiliza valor

No mês de Setembro o mercado residencial teve uma valorização mensal de 0,4%. Face ao ano anterior o Índice Confidencial Imobiliário registou uma taxa valorização anual para 1,1%, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior. Prevê-se que no final d

Negócios negocios@negocios.pt 04 de Dezembro de 2007 às 12:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

No mês de Setembro, o mercado residencial teve uma valorização mensal de 0,4%. Trata-se da maior valorização mensal dos seis meses anteriores, interrompendo uma fase de maior estagnação na evolução dos valores de mercado, a que se assistiu nos últimos meses. Com o mês de Setembro o Índice Confidencial Imobiliário (ICI) consolidou o patamar de valor que o mercado tinha atingido anteriormente.

Face ao ano anterior, o índice registou uma taxa de variação homóloga de 1,3%, contribuindo para a inverter a tendência de desaceleração a taxa de valorização anual. No mês em análise essa taxa atingiu 1,1%, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior.

Dada a evolução recente do índice, prevê-se que no final do ano 2007 o mercado atinja uma taxa de valorização média de 1,2%.

Novos valorizarão 1,5%

No que se refere ao valor do mercado de residências novas, no mês de Setembro manteve o pico que havia atingido em Agosto. Em termos homólogos, o mercado de novos apresenta uma taxa de valorização de 1,3%. Apesar de ser 0,1 p.p. acima da taxa registada um mês antes, é um resultado que está abaixo da taxa de valorização média anual que, em Setembro, se situou em 1,6%. Esta taxa de tem vindo a desacelerar. Porém, a recente evolução positiva do índice relativo a este segmento deverá acabar por travar esse movimento fazendo com que no final de 2007 o mercado de novos atinja uma valorização média anual de 1,5%.

Usados apenas 1,0%

Já em relação ao mercado de alojamentos usados, já desde Junho de 2007 que a taxa de valorização média anual tem vindo a subir, apesar de se manter num valor inferior ao observado no segmento de novos. No mês de Setembro o mercado atingiu uma valorização média anual de 0,8%, depois de ter atingido 0,5% no mês de Junho. Neste segmento a taxa de valorização homóloga está em 1,2%, indicando que a subida do ritmo de valorização anual deverá manter-se. No final de 2007, admite-se que os valores neste mercado tenham observado um crescimento médio de 1,0%.

O Índice Confidencial Imobiliário é a mais longa série sobre imobiliário em Portugal, remontando a Janeiro de 1988. Trata-se de um indicador de inflação no mercado residencial, assentando numa metodologia que contempla procedimentos de ajustamento de qualidade (via estratificação e estimação de preços hedónicos), minimizando o impacto da alteração temporal do mix de oferta. O índice recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com que, em 2006, registou uma oferta acumulada de 320 mil imóveis, provenientes de 1.388 empresas de mediação.

Mais lidas
Outras Notícias