Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado habitacional estabiliza valor

Nos últimos cinco meses o mercado residencial tem dado sinais de alguma estabilidade. De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário, o mercado encontra-se ainda sob o efeito do desempenho especialmente positivo sentido entre os meses de Setembro de 2006

Negócios negocios@negocios.pt 13 de Novembro de 2007 às 10:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Índice Confidencial Imobiliário é a mais longa série sobre imobiliário em Portugal, remontando a Janeiro de 1988. Trata-se de um indicador de inflação no mercado residencial, assentando numa metodologia que contempla procedimentos de ajustamento de qualidade (via estratificação e estimação de preços hedónicos), minimizando o impacto da alteração temporal do mix de oferta. O índice recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com que, em 2006, registou uma oferta acumulada de 320 mil imóveis, provenientes de 1.388 empresas de mediação.

Mercado habitacional estabiliza valor

Nos últimos cinco meses o mercado residencial tem dado sinais de alguma estabilidade, com as taxas de variação mensais a não ultrapassarem os 0,3% em valor absoluto. De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário, no mês de Agosto de 2007 o mercado residencial do Continente manteve o mesmo nível de valor que havia registado em Junho, compensando face à variação de 0,3% observada no mês de Julho.

Para já o mercado encontra-se ainda sob o efeito do desempenho especialmente positivo sentido entre os meses de Setembro de 2006 e Março de 2007. Tal justifica que a taxa de valorização média anual dada pelo índice tenha invertido a tendência de desaceleração que trazia de trás, subindo pelo segundo mês consecutivo, fixando-se em 1,1%.

Novos valorizam a 1,7% e usados 0,8%

No que diz respeito ao segmento de casas novas, em Agosto de 2007 o Índice Confidencial Imobiliário teve um comportamento muito positivo, com uma taxa de valorização mensal de 0,7%. Face ao mês de Agosto de 2006, o índice deste segmento valorizou 1,2%, acelerando 0,3 pontos percentuais (p.p.) relativamente à taxa de variação homóloga do mês anterior. Estas melhorias, contudo, não foram ainda suficientes para inverter a tendência de desaceleração da taxa de valorização média anual, que baixou 0,1 p.p. para os 1,7%.

Quanto ao mercado dos alojamentos usados, no mês de Agosto o Índice Confidencial Imobiliário atingia uma taxa de variação homóloga de 0,9%. Em termos médios anuais, a taxa de valorização deu continuidade ao movimento de subida iniciado em Julho, atingindo 0,8%, mais 0,2 p.p. face ao mês anterior.

Ver comentários
Outras Notícias