Imobiliário Metade das casas em Lisboa foi vendida em menos de seis meses

Metade das casas em Lisboa foi vendida em menos de seis meses

Dados são da Confidencial Imobiliário e referem-se às transacções ocorridas no acumulado dos doze meses terminados em Março deste ano.
Metade das casas em Lisboa foi vendida em menos de seis meses
Bruno Simão/Negócios
Negócios 12 de setembro de 2016 às 15:52

Cerca de 55% das casas em oferta na Área Metropolitana de Lisboa demoraram menos de seis meses a ser vendidas. Os dados são da Confidencial Imobiliário e dizem respeito às transacções ocorridas entre o segundo trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2016.


Nesse período acumulado de 12 meses, as empresas imobiliárias que integram o Sistema de Informação Residencial (SIR) reportaram um total de 6.746 casas transaccionadas na área metropolitana da capital, das quais cerca de 20% foram vendidas em menos de 3 meses e 35% entre três e seis meses.


Em comunicado enviado às redacções, Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, diz que estes dados traduzem "um sinal da crescente procura de habitação" e, simultaneamente, da "evidente carência de oferta compatível com uma procura potencial por parte dos compradores domésticos, especialmente das famílias", num cenário em que "quase todo o investimento dos últimos anos em habitação foi canalizado para novos sectores e outros perfis de compradores".

Em termos de segmentação geográfica, do total de vendas realizadas, 40% concentrou-se no concelho de Lisboa, seguindo-se Sintra, Cascais e Oeiras, com pesos entre 8 e 9%. Em Lisboa, a maioria das vendas indicadas ao SIR nesse período apresentou um preço médio de venda entre 1.750 euros/m2 e os 3.000 euros/m2.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI