Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Multi Development e Lena desistem do Fórum Leiria

A Multi Development e a Lena Construções anunciaram hoje a desistência do projecto Fórum Leiria, um centro comercial que seria construído na cidade de Leiria, ao abrigo de uma parceria público-privada cujo concurso foi ganho por este consórcio há seis meses.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 29 de Dezembro de 2008 às 17:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...
A Multi Development e a Lena Construções anunciaram hoje a desistência do projecto Fórum Leiria, um centro comercial que seria construído na cidade de Leiria, ao abrigo de uma parceria público-privada cujo concurso foi ganho por este consórcio há seis meses.

“Desajustamento do projecto à realidade”, devido ao atraso na adjudicação, agravado pelas “muitíssimo adversas condições económicas e financeiras da conjuntura nacional e internacional”, são as razões invocadas pelo consórcio para se desvincular do projecto.

De acordo com um comunicado da Multi e grupo Lena, numa carta enviada à Câmara Municipal de Leiria, o consórcio lembra que a proposta foi apresentada em 10 de Julho de 2007, ou seja, já há um ano e cinco meses, e que foi adjudicada ao consórcio há já seis meses, recordando ainda que “há muito expirou” o prazo legal de 132 dias findo o qual o adjudicatário, caso não tenha sido outorgada a adjudicação, pode recusar-se a fazê-lo posteriormente.

Tendo em conta o decurso do tempo, a proposta “ficou desajustada da realidade a um ponto tal” que as empresas que formam o consórcio “deixaram de ter interesse objectivo na respectiva execução”, pelo que “pretendem desvincular-se, com fundamento legal”, da execução do projecto.

O consórcio lembra ainda que o desajustamento da proposta “é agravado pelas muitíssimo adversas condições económicas e financeiras que marcam a conjuntura nacional e internacional”. Essas condições, explica no documento enviado à Câmara Municipal de Leiria, “vêm tendo um impacto vincadamente negativo nos sectores imobiliário e bancário e na actividade do consumo em geral, prejudicam, a montante, a estratégia de financiamento com capitais próprios e alheios inicialmente pensada e, a jusante, a estratégia comercial agregada à (futura) unidade comercial de dimensão relevante”.

A proposta da Multi Development e da Lena Construções para Leiria previa um investimento total de 170 milhões de euros, sendo a maior parte no centro comercial, com 50 mil metros quadrados de área bruta locável, e 72 milhões de euros em contrapartidas para o município, nomeadamente pela criação de infra-estruturas de apoio no centro da cidade.

O concurso foi, de resto, alvo de polémica, já que a proposta do consórcio vencedor obteve uma pontuação mais alta do júri do concurso apesar de oferecer um investimento total inferior aos 200 milhões de euros da segunda classificada, a Chamartín Imobiliária.

Ver comentários
Outras Notícias