Imobiliário Preços das casas continuam a subir mas Lisboa vai mais devagar

Preços das casas continuam a subir mas Lisboa vai mais devagar

Em Lisboa, o anterior "motor da valorização nacional", os preços subiram 9% em 2019, significativamente abaixo dos 19% exibidos no ano anterior.
Preços das casas continuam a subir mas Lisboa vai mais devagar
Ana Batalha Oliveira 10 de fevereiro de 2020 às 11:25

Os preços das casas em Portugal reforçaram, no final de 2019, a trajetória ascendente dos últimos anos. A subida, contudo, foi impulsionada sobretudo por outras cidades que não Lisboa, com a capital a moderar o crescimento.

"2019 volta a ter uma subida muito expressiva nos preços da habitação, embora com uma estrutura diferente, ou seja, com os resultados a refletirem a dinâmica das segundas cidade", afirma o diretor da Confidencial Imobiliário (CI), Ricardo Guimarães.

Em Lisboa, que é descrita como o anterior "motor da valorização nacional", o salto dos preços foi de 9% no conjunto do ano passado, considerado "robusto" pelo diretor da CI mas significativamente abaixo dos 19% exibidos em 2018.

Os números da CI apontam para que, em dezembro do ano passado, o preço das casas em Portugal tenha aumentado 15,8% em termos homólogos. "Tal subida consolida o ciclo de forte valorização que o mercado residencial tem sentido nos últimos dois anos, registando durante esse período variações homólogas dos preços predominantemente acima dos 15%", explica a Confidencial Imobiliário, no comunicado enviado às redações.

Feitas as contas, a imobiliária considera "expectável" que, em 2020, "o mercado nacional comece a refletir a tendência já sentida em Lisboa", isto é, que os preços acabem por estabilizar em ritmos "mais normalizados".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI