Imobiliário Preços das casas em Portugal subiram 5,9% no segundo trimestre

Preços das casas em Portugal subiram 5,9% no segundo trimestre

Os preços das casas em Portugal estão a subir em termos homólogos há três trimestres consecutivos, confirmando a tendência de recuperação do sector imobiliário.
Preços das casas em Portugal subiram 5,9% no segundo trimestre
Miguel Baltazar/Negócios
Nuno Carregueiro 09 de outubro de 2014 às 10:18

Os preços das habitações registaram um aumento de 5,9% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.

 

Na variação em cadeia, contra o primeiro trimestre, os preços das casas subiu 1,6%, uma aceleração face à evolução do trimestre anterior (+1,3%), mas abaixo do registado nos últimos três meses do ano passado (+2,3%).

 

Depois de um período longo de queda de preços, devido à recessão económica e excesso de oferta no mercado, o sector imobiliário continua assim a dar sinais de recuperação. A subida homóloga de preços no segundo trimestre deste ano foi a terceira consecutiva.

 

Esta recuperação nos preços estará relacionada com o aumento da procura de casas, numa altura em que a economia portuguesa está a recuperar e os bancos estão a conceder mais crédito para compra de habitação. O facto de as instituições financeiras terem já alienado grande parte das habitações que tinham no seu balanço (transacções efectuadas habitalmente a preços abaixo de mercado) também estará a contribuir para esta recuperação nos preços médios de venda. 

 

Na Zona Euro os preços ficaram estáveis em termos homólogos e subiram 0,9% na variação em cadeia. As maiores quedas homólogas no preço das habitações verificaram-se na Eslovénia (-9,8%), em Itália (-4,8%) e na Roménia (-3,8%), enquanto as subidas mais acentuadas foram observadas na Estónia (14,5%), na Irlanda (12,5%) e no Reino Unido (10,2%).

 

(notícia actualizada às 10h30 com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI