Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Prisão de Lisboa vai ser transformada numa residência para estudantes

O corpo central do Estabelecimento Prisional de Lisboa vai transformar-se numa residência para estudantes.

Sábado 29 de Janeiro de 2019 às 16:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O corpo central do Estabelecimento Prisional de Lisboa vai transformar-se numa residência para estudantes. É esta a intenção da Câmara Municipal de Lisboa (CML) logo que lhe seja cedido o edifício pelo Ministério da Justiça (MJ). Tal consta numa resposta dada pelos serviços de Planeamento Urbano da CML ao grupo municipal do Bloco de Esquerda, datada de 3 de dezembro.

Quando questionada sobre "que propostas tem a CML para que os terrenos adjacentes ao EPL possam estar ao serviço da população", a autarquia indicou que "o plano em vigor contempla uma área significativa à expansão de equipamentos universitários do Campus da Universidade Nova de Lisboa, que abrangem parte dos terrenos atualmente afetos ao EPL. Igualmente está prevista a cedência do corpo central do EPL (edifício em estrela) ao Município para a instalação de um equipamento coletivo (residência de estudantes)".

Esta proposta, segundo avança a Sábado, surge no âmbito do planeamento para o fecho do Campus de Justiça no Parque das Nações, passando os serviços para os edifícios que estão ocupados pelo EPL.

De acordo com a CML, o Ministério da Justiça ainda tem que realizar "um levantamento das áreas a concentrar conjuntamente com os tribunais a deslocar", "um levantamento da satisfação de parte dessas necessidades nos edifícios que compõem o atual Palácio de Justiça no Alto do Parque [Eduardo VII]" e negociar com a Estamo – proprietária do EPL – a reconversão das áreas "afetas a outros usos urbanos (habitação, comércio e serviços), na zona nascente do Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana do Campus de Campolide".

Ver comentários
Saber mais Bloco de Esquerda Estabelecimento Prisional de Lisboa Câmara Municipal de Lisboa Urbano da CML Ministério da Justiça Campus de Justiça no Parque das Nações
Outras Notícias