Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rendas de habitação aumentaram em Setembro

O aumento mais acentuado deu-se no arquipélago dos Açores, com os preços por metro quadrado de área útil a subirem 1,3% em Setembro.

Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 10 de Outubro de 2014 às 13:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O valor médio das rendas de habitação em Portugal, no mês de Setembro, subiu 0,2% face ao mês anterior, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

O Algarve é a única região a registar uma variação negativa (-0,1%), face a Agosto, no que diz respeito a este indicador.

 

O aumento mais acentuado dá-se no arquipélago dos Açores, com os preços por metro quadrado de área útil a subirem 1,3% em Setembro.

 

Em comparação com o mesmo mês de 2013, o valor médio das rendas de habitação regista um crescimento de 4,6%. Em termos homólogos, Lisboa regista o maior crescimento (7,1%) e a Madeira a quebra mais acentuada (-1,9%).

 

Em complemento, os dados do Imovirtual Market Index dão conta que o tempo médio de absorção dos imóveis para arrendamento diminuiu em Setembro no país, aproximando-se agora dos quatro meses.

 

Apesar do recente aumento, e tendo em conta o recente Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário, o valor das rendas diminuiu 14% nos últimos quatro anos.

 

A puxar por este valor está o período compreendido entre o terceiro trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2013, altura em que entrou em vigor o novo regime do arrendamento urbano.

 

A questão volta a estar no centro da agenda política, numa altura em que o Governo pretende introduzir alterações em matéria de arrendamento urbano, embora sem conquistar o apoio da oposição.

Ver comentários
Saber mais Portugal Instituto Nacional de Estatística INE economia negócios e finanças macroeconomia construção e obras públicas imobiliário
Mais lidas
Outras Notícias