Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae investe 255 milhões para reforçar na Sonae Sierra

A empresa portuguesa passa a deter 70% do capital da companhia de centros comerciais e a parceira Grosvenor reduz para 30%.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 14 de Julho de 2018 às 10:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Sonae SGPS anunciou este sábado, 14 de Julho, que reforçou a posição na Sonae Sierra para 70% depois de comprar à Grosvenor uma participação de 20% por 255 milhões de euros.

Fica assim desfeita a parceria 50/50 que foi fechada em 2005, ano em que a Sonae tinha vendido 17% da Sonae Sierra à Grovesnor, ficando desde então a dividir o capital da empresa com a companhia britânica.


Há 13 anos esses 17% foram vendidos por 218 milhões de euros, um valor muito semelhante ao custo actual para comprar 20% e que avalia a Sonae Sierra em 1.275 milhões de euros.


"Para além de permitir à Sonae reforçar a sua posição e influência numa empresa líder no seu sector, esta operação aumenta o perfil internacional do grupo", refere a Sonae em comunicado, destacando que "a Grosvenor continuará a ser o parceiro estratégico da Sonae na Sonae Sierra".


Contudo, a parceria não será nos moldes do registado nos últimos anos, pois a Sonae assegura uma posição maioritária e ficaram desde já "assegurados os direitos de saída adequados à sua futura condição de accionista minoritário" da Grosvenor.


Para comprar os restantes 30% tendo em conta os valores do actual negócio, a Sonae terá que pagar 382,5 milhões de euros.


A firma britânica de imobiliário é accionista da Sonae Sierra desde 1996, altura em que a empresa tinha ainda a denominação de Sonae Imobiliária. Foi em 2011 que ambos os accionistas lançaram uma OPA para retirar a Sonae Imbiliária de Bolsa, tendo passdo alguns anos firmado a parceria 50/50 que agora é desfeita.


No comunicado a Sonae Sierra revela que "gere e co-controla 46 centros comerciais na Europa e na América do Sul, com 1,9 milhões de m2 de Área Bruta Locável (ABL) e um valor de mercado de 7 mil milhões de euros", estando presente em 12 países.

(valor da transacção corrigido para 255 milhões de euros)

Ver comentários
Saber mais Sonae SGPS Grosvenor Sonae Imobiliária Sonae Sierra
Mais lidas
Outras Notícias