Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Sierra refreia construção de novos "shoppings" devido à conjuntura económica

A Sonae Sierra admitiu em entrevista hoje ao Negócios que "o momento económico que se vive a nível mundial levou ao abrandamento da actividade de desenvolvimento em alguns mercados".

João Carlos Malta joaomalta@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 18:58
  • Partilhar artigo
  • ...


Ainda assim, a empresa da Maia está a reforçar a sua posição na gestão de centros comerciais na Europa. Exemplo disso mesmo é a notícia hoje avançada da conquista de um novo contrato na Alemanha, em que foi escolhida pela Bayerische Hausbau para gerir e comercializar o futuro centro comercial do Bikini Berlin (na foto), o qual terá cerca de 20.000 m2 de área bruta locável (ABL) para comércio, serviços e restauração. O projecto tem inauguração prevista para 2013.

O Negócios lançou quatro questões ao director de comunicação da Sonae Sierra, Tiago Vidal, que aqui se reproduzem:

O novo contrato de gestão de um centro comercial mostra que a Sonae Sierra está cada vez mais virada para este modelo de negócio, em detrimento da construção?

A gestão e comercialização de centros comerciais sempre foi uma área de negócio estratégica para a Sonae Sierra e sempre esteve contemplada no nosso modelo de negócio integrado que abarca as áreas de investimento, desenvolvimento e gestão de centros comerciais.

O momento económico que se vive a nível mundial levou ao abrandamento da actividade de desenvolvimento em alguns mercados mas o desenvolvimento de novos projectos continua a ser uma área de negócio muito importante para a nossa Empresa. Prova disso são os 4 centros que temos em construção (3 no Brasil e 1 em Itália) e os 7 novos projectos que se encontram em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.

Para além disso, o nosso objectivo é utilizar o conhecimento e experiência que desenvolvemos ao longo de 20 anos para aumentar o nosso negócio de serviços a terceiros pois não só constitui mais uma fonte de receitas nos mercados onde já operamos, mas também nos permite conhecer novos mercados com maior profundidade e detectar mais facilmente outras oportunidades de negócio.

Que mercados estão a ser estudados para ganhar novos contratos de gestão?

Estamos permanentemente a acompanhar novas oportunidades de negócio nos mercados onde estamos presentes: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia, Chipre, Sérvia, Marrocos e Colômbia. No Brasil, onde temos 10 centros em operação e 3 em desenvolvimento estamos mais focados no desenvolvimento de novos projectos e gestão do nosso próprio portfólio.

Incluindo o Brasil, a Sierra pensa promover a construção de novos shoppings?

Como foi referido anteriormente, temos quatro Centros Comerciais em construção e sete projectos que se encontram em diferentes fases de desenvolvimento. Para além do projecto do Solingen Shopping na Alemanha que anunciámos recentemente, estamos a construir o Le Terrazze, em Itália, o Uberlândia Shopping e o Boulevard Londrina Shopping, ambos no Brasil.

O Le Terrazze, em Itália, tem a abertura prevista já para o 1º semestre de 2012, representa um investimento de €125 milhões e tem neste momento mais de 65% da sua ABL comercializada. O projecto em Solingen, cuja construção arranca este Verão, representa um investimento aproximado de 120 milhões de euros. Com uma Área Bruta Locável de 28.000 m2, o novo centro irá servir uma área com grande densidade populacional de aproximadamente 270.000 habitantes. A abertura está prevista para o final de 2013/início de 2014.

No Brasil, o Uberlândia Shopping envolve um investimento de €62 milhões e deverá abrir durante no primeiro semestre de 2012, tendo já 70% da sua Área Bruta Locável (ABL) comprometida.

O Boulevard Londrina Shopping, por seu turno, deverá ser inaugurado no final de 2012, num investimento de €97 milhões, com 47.800 m2 de ABL, acomodando 236 lojas e restaurantes. Terá 2.400 lugares de estacionamento e pretende servir as necessidades de uma população de 800.000 habitantes na sua área de influência. Actualmente, 64% da ABL deste projecto já se encontra comercializada. No Brasil estão ainda em curso duas expansões: Shopping Metropole e Shopping Campo Limpo.

Qual é o valor aportado aos contratos de gestão que a Sonae Sierra tem em carteira?

O volume de negócio da actividade de gestão de centros comerciais na Europa (centros detidos e geridos) é de 27.4 milhões de euros (a 31.12.2010).

Neste valor não está englobado o Brasil porque se faz o apuramento do seu volume de negócios de forma consolidada, sem distinção entre áreas de negócio.

Ver comentários
Saber mais Sonae Sierra Centros Comerciais
Outras Notícias