Indústria Alemã Ara vai criar mais 50 empregos em Seia

Alemã Ara vai criar mais 50 empregos em Seia

A multinacional alemã de calçado Ara vai criar mais 50 postos de trabalho na sua fábrica em Seia, onde emprega actualmente 320 pessoas. O aumento do efectivo resulta de um investimento de três milhões de euros no processo produtivo, que irá permitir produzir mais 600 mil pares de sapatos anuais.
Alemã Ara vai criar mais 50 empregos em Seia
Rui Neves 26 de março de 2014 às 12:02

Depois de ter encerrado, entre 2006 e 2009, as suas duas unidades industriais em Vila Nova de Gaia, onde chegou a empregar mais de mil trabalhadores, a multinacional alemã de calçado Ara está novamente a investir no reforço da produção em Portugal, nomeadamente na sua fábrica em Seia.

 

A Ara acaba de instalar um sistema de injecção directa na sua unidade de produção de Seia. “Com um investimento inicial de três milhões de euros, a instalação do DIP (injecção directa de poliuretano) vai criar mais de 50 novos postos de trabalho e permitir produzir mais 600 mil pares ano”, anunciou a empresa em comunicado.

 

A fábrica Ara de Seia fica agora com capacidade para produzir 1,4 milhões de pares por ano (aumenta a produção diária de 3.500 para 6.500 pares),  cerca de 20 % da produção anual da marca, convertendo esta fábrica “numa das suas unidades de produção tecnologicamente mais evoluídas do grupo”.

 

Por outro lado, a implementação desta tecnologia de injecção directa “vai permitir produzir uma diversidade mais extensa de modelos de calçado da marca em Portugal”.

 

Em Seia desde 1991, onde emprega actualmente 320 pessoas (eram 400 há cinco anos), produz diariamente nesta fábrica 3.500 pares de sapatos, 10 mil pares de solas e 10 mil pares de enfustes, que depois são exportados para os vários mercados em que a marca está presente.

 

Em 2012, refere ainda a empresa, a Ara Shoes Portuguesa exportou cerca de 800 mil pares de calçado, alcançando uma facturação de 20 milhões de euros.

 

Presente em Portugal desde 1974, os sapatos Ara passaram a estar à venda nas sapatarias portuguesas a partir de 2003, contando actualmente com cerca de 40 pontos de venda no nosso País.

 

A Ara é uma marca alemã de calçado de conforto, presente em cerca de 60 países, tendo vendido, em 2012, cerca de sete milhões de pares de calçado em todo o mundo, atingindo uma facturação de 202 milhões de euros. Já a Ara AG, que detém, entre outras, as marcas Ara, Salamander e Lloyd, facturou 570 milhões de euros em 2012.




Marketing Automation certified by E-GOI