Indústria Aveiro licencia nova fábrica da Navigator que prevê criar 100 empregos

Aveiro licencia nova fábrica da Navigator que prevê criar 100 empregos

A Câmara de Aveiro informou hoje que "estão reunidas as condições para emitir o alvará de construção" da nova fábrica de papel Tissue da The Navigator Company (antiga Portucel), na freguesia de Cacia.
Aveiro licencia nova fábrica da Navigator que prevê criar 100 empregos
Miguel Baltazar
Lusa 08 de setembro de 2016 às 15:36

De acordo com uma nota informativa da autarquia, o executivo municipal ratificou o despacho de aprovação do licenciamento, a que corresponde uma taxa de 225 mil euros.

 

Esta nova Fábrica da The Navigator Company (TNC), cuja primeira fase é alvo do licenciamento, vai concretizar um investimento de 100 milhões de euros, prevendo-se a criação de uma centena de novos postos de trabalho.

 
O Negócios noticiou em Julho que a empresa tinha congelado o investimento nesta nova linha de produção de papel tissue, por entender que as condições necessárias para a sua realização não estão reunidas. Em causa está o que considera ser a falta de clarificação do Governo.

Considerada condição necessária para que a nova fábrica seja construída, a nova Variante Rodoviária de Cacia vai começar a ser rasgada durante este mês, adianta a mesma nota.

 

Acrescenta que construção desta rodovia tem um custo estimado de 1,2 milhões de euros, que será comparticipado por aquela empresa em cerca de 500 mil euros, a que acresce a comparticipação de 35 mil euros na elaboração do projecto, no âmbito do respectivo plano de pormenor.

 

A Variante irá estabelecer um novo acesso entre a antiga EN109 e a Rua dos Bombeiros da Celulose, em Cacia, desactivando, em definitivo o arruamento privado da ex-Portucel que é utilizado actualmente para acesso ao centro de Cacia.

 

Incluída na empreitada está também a substituição dos cruzamentos ali existentes por duas rotundas na antiga EN109, que serve de alternativa sem portagens à A25, entre Aveiro e Angeja.

 

"É grande a relevância do investimento na nova Fábrica da TNC, que assume uma capacidade final de produção de 240 mil toneladas por ano, um investimento próximo dos 420 milhões de euros e uma projecção de criação de cerca de 300 novos postos de trabalho em Aveiro, até ao ano de 2022", salienta a Câmara de Aveiro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI