Indústria Empresa do grupo José de Mello investe 60 milhões em nova fábrica de químicos no norte de Espanha

Empresa do grupo José de Mello investe 60 milhões em nova fábrica de químicos no norte de Espanha

A nova unidade fabril "vai posicionar a Bondalti como o principal produtor no segmento do cloro-álcalis na Península Ibérica", prevendo-se que esteja "a laborar em pleno durante os próximos meses".
Empresa do grupo José de Mello investe 60 milhões em nova fábrica de químicos no norte de Espanha
DR
Lusa 21 de novembro de 2019 às 12:18
A Bondalti, plataforma do Grupo José de Mello para o negócio da indústria química, está a investir 60 milhões de euros numa nova fábrica em Torrelavega, na Cantábria (norte de Espanha), anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, a companhia adianta que a nova unidade fabril "vai posicionar a Bondalti como o principal produtor no segmento do cloro-álcalis na Península Ibérica", prevendo-se que esteja "a laborar em pleno durante os próximos meses".

"A nossa unidade em Torrelavega consolida a nossa estratégia de crescimento e é determinante para nos posicionar como uma companhia de verdadeiro alcance internacional. Com o arranque das operações, abre-se uma nova era para a Bondalti, uma época de novas oportunidades e de novas conquistas no mercado", afirma o presidente-executivo da Bondalti, João de Mello (na foto), citado no comunicado.

Com uma capacidade instalada de 68.000 toneladas por ano, a nova unidade irá centrar-se na produção de cloro, soda cáustica, hidrogénio, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio, "respondendo à procura de mercado para produção de poliuretanos e de PVC, tratamento e purificação de água, produção de têxteis, pasta de papel, alumínio, produtos de limpeza e aplicações na grande maioria de produtos manufaturados".

Segundo refere, a unidade espanhola da Bondalti está situada "num dos mais importantes parques industriais da Península Ibérica, da Solvay", e culmina "quase dois anos de intenso trabalho desenvolvido por técnicos da Bondalti e equipas contratadas".

No comunicado, a empresa destaca que a experiência adquirida na unidade de Estarreja "foi fundamental para a implementação das mais avançadas técnicas de produção disponíveis, nomeadamente a de cloro com tecnologia de membrana, a qual se destaca pela sua alta eficiência energética e sustentabilidade ambiental".

"O impacto socioeconómico em Torrelavega, pequena cidade situada a cerca de 30 quilómetros de Santander, será igualmente relevante, fruto da criação de 150 postos de trabalho diretos e indiretos", sustenta, salientando que "a criação de oportunidades junto da comunidade local é uma das prioridades da Bondalti, ao abrigo da sua política de sustentabilidade social".

Bondalti foi a designação assumida desde maio de 2018 pelo negócio da indústria química do Grupo José de Mello, até então desenvolvido sob a insígnia da Companhia União Fabril (CUF), passando CUF a ser a marca da área da saúde do grupo.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI