Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grandes construtoras automóveis perdem 4.370 milhões de euros de lucro até Junho

Os grandes fabricantes europeus de automóveis - Volkswagen, PSA Peugeot-Citröen, Renault e o grupo Fiat - registaram lucros de 4.930 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, face aos 9.300 milhões de euros que estas construtoras registaram em igual período do ano passado. Ou seja, uma quebra de 4.370 milhões de euros.

João Carlos Malta joaomalta@negocios.pt 21 de Agosto de 2013 às 20:24
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

Segundo o jornal espanhol “Cínco Dias”, trata-se de uma queda de quase 50% que, ainda que seja unívoco que esta diminuição não é uniforme em cada uma das marcas, deixa claro que a diversificação de mercados não evitou o impacto da diminuição de vendas na Europa.

 

No primeiro semestre, estes grupos do sector automóvel alcançaram vendas de 6,2 milhões de unidades, menos 6,6% do que no ano anterior. Por mercados, vemos que o decréscimo na Alemanha (principal mercado europeu) foi de 11,6%, de 15,5% na França, de 10,3% em Itália e de 5% em Espanha. O único mercado em contraciclo é o britânico com uma subida de 10%.

 

O jornal económico espanhol conclui que o “reforço fundamental dos países emergentes, em especial da China e dos mercados latino americanos, não compensam as quedas de vendas na Europa, que se mantêm como principal mercado de destino”.

 

A exposição aos mercados que mais caem e as soluções para reavivar as vendas prejudicaram os lucros, pese embora os níveis de facturação até se tenham mantido em alguns casos, se não mesmo com aumentos ligeiros.

Ver comentários
Saber mais Volkswagen PSA Peugeot-Citröen Renault Fiat
Outras Notícias