A carregar o vídeo ...
Em direto Prémios exportação & Internacionalização

Assista à cerimónia de entrega dos Prémios Exportação e Internacionalização

Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

João Lourenço ordena fim de parceria da ENDE com Efacec

O presidente angolano, João Lourenço, terá ordenado a saída da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) da parceria com a Efacec Power Solutions, indicou Isabel dos Santos ao jornal angolano Valor Económico.

Miguel Baltazar
Negócios jng@negocios.pt 17 de Agosto de 2018 às 10:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O presidente angolano, João Lourenço, terá ordenado a saída da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) da parceria com a Efacec Power Solutions, indicou Isabel dos Santos ao jornal angolano Valor Económico na passada segunda-feira, 13 de Agosto.

"Foi-nos comunicado que foram dadas instruções, pelo sr. Presidente da República, ao ministro de Energia e Águas para a saída da ENDE da Efacec. As acções detidas pela ENDE serão vendidas no mercado internacional", disse a empresária e filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos.

Isabel dos Santos reiterou que a empresa não foi adquirida com fundos públicos. "A Efacec foi comprada por 195 milhões de euros e a ENDE pôs 16 milhões de euros. Então como é que foi o Estado quem pagou?", disse.

"Era suposto que a ENDE, pelos 40% do capital da Winterfell, pagasse 40 milhões de euros. Mas isso não aconteceu. Pagou apenas 16 milhões de euros, nunca chegou a pagar a totalidade. O restante do dinheiro teve de ser avançado pela própria Isabel dos Santos para que a ENDE pudesse entrar no negócio e titular as acções", explicou.

A parceria "tinha tudo para dar em casamento feliz", defendeu, argumentando que "a ENDE passaria a ter acesso a competências de topo na área da energia e engenharia".  "O projecto para construir uma fábrica de cabos eléctricos em Angola, em 2019, permitiria transferir 'know-how' e criar cerca de 300 novos empregos especializados", acrescentou. 

A Winterfell detém 66,07% da Efacec que fechou 2017 com lucros de 7,5 milhões de euros, uma subida de 75% face ao ano anterior.

Ver comentários
Saber mais presidente angolano Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade João Lourenço Valor Económico Efacec Power Solutions ENDE Isabel dos Santos Winterfell Angola
Outras Notícias