Indústria Maio foi o melhor mês de sempre para as exportações de metal português

Maio foi o melhor mês de sempre para as exportações de metal português

Com o contributo dos mercados europeus, está cada vez mais próximo o objectivo fixado por este sector tradicional de quebrar a "barreira mítica" dos 13 mil milhões de euros de vendas ao exterior no final de 2014.
Maio foi o melhor mês de sempre para as exportações de metal português
António Larguesa 24 de julho de 2014 às 13:29

É mais um recorde para o sector metalúrgico e metalomecânico. Os 1.266 milhões de euros exportados em Maio constituem "o mais elevado valor mensal de exportações desta indústria desde que há registos detalhados sobre o tema", assinalou a associação do sector (AIMMAP).

 

Em termos homólogos, as vendas ao exterior no mês de Maio aumentaram 6,5% - foi o quarto mês consecutivo de crescimento relativamente ao mesmo mês do ano anterior – e, face a Abril deste ano, o desempenho nas vendas ao exterior traduziu-se numa subida de 9,9%. Nos cinco primeiros meses do ano, as exportações atingiram assim o valor recorde de 5.672 milhões de euros, ou seja, um comportamento que fica 4% acima do que tinha sido registado entre Janeiro e Maio do ano passado.

 

Os países da União Europeia absorvem 71% das vendas totais do sector, mantendo o peso percentual face aos destinos extra-comunitários. Em termos de mercados, os dados compilados pela associação que representa o sector tradicional da metalurgia e metalomecânica destacaram a Espanha, Alemanha, França e Reino Unido.

 

Perante esta tendência de crescimento, a AIMMAP assinala numa nota de imprensa que "reforça-se a convicção de que as vendas do sector ao exterior serão em 2014 as melhores de sempre, representando já hoje um terço das vendas de toda a indústria transformadora nacional".

 

Fica assim mais próxima a meta fixada pelo vice-presidente executivo da associação, Rafael Campos Pereira, que, em declarações ao Negócios no início de Julho, fixou como objectivo atingir "a barreira mítica" dos 13 mil milhões de euros no fecho de 2014. 




Marketing Automation certified by E-GOI