Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima: “Até eu já tenho sapatos portugueses”

O ministro da Economia já calça “made in” Portugal. Depois da confissão polémica de há pouco mais de um mês – calçava sapatos estrangeiros quando visitava “stands” nacionais na maior feira mundial do sector, em Milão -, Pires de Lima voltou a elogiou, esta quarta-feira, a indústria portuguesa de calçado, e rematou: “Até eu já tenho sapatos portugueses!”

Bruno Simão/Negócios
Rui Neves ruineves@negocios.pt 23 de Abril de 2014 às 13:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 56
  • ...

- Senhor ministro, calça Portugal?

- Às vezes calço Portugal - depende, tem dias!

- Isso quer dizer que nem sempre calça sapatos portugueses, certo?

- Todos nós temos a oportunidade de comprar mais português, como é evidente.

- Mas neste momento calça sapatos portugueses? Teve esse cuidado?

- Neste momento? Não.

 

Este diálogo, entre o jornalista do Negócios e o ministro da Economia, aconteceu a 4 de Março passado, em Milão, no final da visita de Pires de Lima a algumas empresas portuguesas presentes na Micam, maior feira mundial de calçado. 

 

O ministro da Economia confessou então que calçava sapatos de marca estrangeira quando tinha acabado de elogiar a performance da indústria nacional de calçado, “um sector exemplar em Portugal”, que merece que tenha “decidido sair do conforto da Horta Seca [onde se situa o Ministério da Economia, em Lisboa], para estar em Milão estes dois dias com os empresários do calçado”.  

 

Pires de Lima relembrou então que o sector “exportou em 2013 mais de 1,7 mil milhões de euros” e que “nos últimos anos tem vindo a crescer a taxas sempre próximas dos 10% ao ano, exporta para dezenas e dezenas de países e emprega a dezenas de milhares de pessoas”.  

 

Uma indústria que está “com uma dinâmica muito forte de exportação assente em valores intangíveis, como é o caso de marcas portuguesas”, prevendo “uma trajectória de continuidade de crescimento nos próximos anos”.  

 

Para o ministro da Economia, o sector português de calçado “é um excelente exemplo para muitos outros sectores tradicionais portugueses, que através do reposicionamento do seu negócio podem dar cartas não só na Europa mas um pouco por todo o mundo”.  

 

Na manhã desta quarta-feira, na Conferência Executive Digest, que decorreu na Católica Porto Business School, subordinada ao tema “A contribuição da indústria para o desempenho global da economia”, Pires de Lima, após voltar a referir a indústria nacional de calçado como um sector “exemplar” em Portugal, rematou: “Até eu já tenho sapatos portugueses!”

Ver comentários
Saber mais Ministro da Economia Pires de Lima calçado
Outras Notícias