Indústria Portugal e Grécia foram os únicos países da UE onde a produção industrial caiu em Novembro

Portugal e Grécia foram os únicos países da UE onde a produção industrial caiu em Novembro

A produção das fábricas portuguesas desceu 0,9% em Novembro, face a Outubro, o que compara com uma subida de 1,5% na região da moeda única.
Portugal e Grécia foram os únicos países da UE onde a produção industrial caiu em Novembro
Paulo Duarte
Rita Faria 12 de janeiro de 2017 às 10:31

Entre os Estados-membros da União Europeia, só em Portugal e na Grécia é que a produção industrial caiu, em Novembro, face ao mês anterior.

Segundo os dados revelados esta quinta-feira, 12 de Janeiro, pelo Eurostat, a produção das fábricas portuguesas diminuiu 0,9% em Novembro, a mesma descida registada na Grécia. Esta evolução contrariou a tendência verificada entre os parceiros da Zona Euro e da União Europeia, onde este indicador cresceu 1,5% e 1,6%, respectivamente.

Em ambas as regiões, o crescimento justifica-se sobretudo pelo aumento de quase 3% na produção de bens de consumo não duradouro.

Entre os Estados-membros da UE, as maiores subidas mensais da produção industrial verificaram-se na Irlanda (16.3%), Dinamarca (4,6%) e Croácia (3,7%).

Em termos homólogos, ou seja, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção industrial aumentou 3,2% na Zona Euro, em Novembro, e 3,1% na União Europeia.

Também nesta comparação Portugal ficou abaixo dos parceiros europeus, com a produção industrial a crescer apenas 1,8%. Atrás de Portugal ficou apenas a Hungria, onde este indicador cresceu 0,8%, Malta e Suécia, onde caiu 0,8%.

Na União Europeia, as maiores subidas homólogas tiveram lugar na Irlanda (14,6%), Letónia (11%) e Dinamarca (10,7%).




pub

Marketing Automation certified by E-GOI