Indústria Produção industrial em Portugal foi a que mais subiu na UE

Produção industrial em Portugal foi a que mais subiu na UE

A produção industrial em Portugal avançou 1,9% em Julho e foi a que mais cresceu entre os países que compõem a União Europeia. No total, a produção das fábricas da Zona Euro avançou 0,1% e decresceu 0,3% na União Europeia.
Produção industrial em Portugal foi a que mais subiu na UE
Paulo Duarte
Ana Laranjeiro 13 de setembro de 2017 às 10:56

A produção das fábricas portuguesas foi a que mais avançou entre os países da União Europeia em Julho. Naquele período, a produção industrial nacional cresceu 1,9% face a Junho, tendo sido seguida de muito perto pela indústria irlandesa, cuja produção avançou 1,8% em Julho, de acordo com os dados publicados esta quarta-feira, 13 de Setembro pelo Eurostat.

O crescimento da produção industrial, tanto de Portugal como da Irlanda, está bem acima da média da União Europeia e Zona Euro.


Na União a 28, a produção das fábricas registou um decréscimo de 0,3% no sétimo mês do ano comparativamente com Junho. Este comportamento deve-se nomeadamente à quebra da produção de energia. Na Zona Euro, houve um aumento de 0,1%, impulsionada pela produção de bens de capital.

Se Portugal e a Irlanda lideram as subidas, por outro lado, a República Checa, a Hungria, Malta e a Eslováquia lideram as descidas, de acordo com o gabinete europeu de estatísticas.


Na comparação anual, o cenário é mais positivo, com a produção industrial na área da moeda única a subir 3,2%, à boleia do crescimento da produção de bens de consumo duráveis e dos bens intermédios. Na União Europeia a produção das fábricas cresceu 3,1%, também impulsionada pela evolução dos bens de consumo duráveis.


Os maiores crescimentos foram registados pela Eslováquia e Letónia. Por outro lado, as maiores descidas foram verificadas pela Irlanda e Dinamarca.




Marketing Automation certified by E-GOI