Indústria Produção industrial na Zona Euro com maior subida desde Dezembro

Produção industrial na Zona Euro com maior subida desde Dezembro

Em Março, a produção industrial na Zona Euro subiu 1,9%, em termos homólogos, o maior aumento desde o final de 2016. Em termos mensais, este indicador registou uma quebra ligeira face a Fevereiro, devido à energia.
Produção industrial na Zona Euro com maior subida desde Dezembro
Miguel Baltazar
Rita Faria 12 de maio de 2017 às 10:36

A produção industrial na região da moeda única subiu 1,9% em Março, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o maior avanço desde Dezembro de 2016, avança o Eurostat esta sexta-feira, 12 de Maio.

O crescimento deveu-se sobretudo ao aumento de 4,1% nos bens de consumo duradouro e de 3,2% nos bens intermédios. Na União Europeia, o crescimento da produção das fábricas foi de 2,4%.

Entre os Estados-membros da UE para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos foram registados na Estónia (14,8%), Roménia (10,2%) e Letónia (10%), enquanto a única descida aconteceu na Holanda (-2,2%). Em relação a Portugal, os dados só serão divulgados pelo INE no próximo dia 17 de Maio, pelo que o Eurostat não os inclui na publicação hoje revelada.

Em termos mensais, a produção industrial desceu 0,1% na Zona Euro e permaneceu estável na União Europeia.

O decréscimo no bloco da moeda única é justificado pelo Eurostat com a quebra de 3,2% na produção de energia.

A Lituânia (-3,1%), Grécia (-2%) e Holanda (-1,7%) protagonizaram as maiores descidas ao passo que a Roménia (2,6%), Estónia (2,4%), Polónia (2,1%) e França (2%) foram responsáveis pelas maiores subidas mensais.