Indústria Sonae Indústria abandona produção em França

Sonae Indústria abandona produção em França

A empresa colocou à venda as duas últimas unidades naquele país e irá abastecer o mercado através de outras unidades que detém na Europa.
Sonae Indústria abandona produção em França
Alexandra Noronha 27 de fevereiro de 2015 às 11:41

A Sonae Indústria (SI), que se dedica à produção de aglomerados de madeira, vai deixar de produzir em França, adiantou esta sexta-feira o CEO da empresa, Rui Correia, na apresentação de resultados de 2014.

 

A empresa colocou as duas últimas unidades que detém no país à venda e irá abastecer este mercado a partir de outras unidades em outros países, salientou o responsável, explicando que esta estratégia está inserida no âmbito da reorganização da sociedade, que passou pela alienação ou encerramento de algumas unidades.

 

Rui Correia não quis avançar se já tinha propostas para estas unidades francesas e referiu que além disso a SI colocou à venda uma fábrica em Espanha. No ano passado, a empresa da Maia já tinha alienado outras duas unidades em França e encerrou uma fábrica na Galiza.

 

"Ganhamos mais dinheiro em França vendendo a partir de outras unidades", explicou Rui Correia.

 

O gestor disse que apesar de em 2007 as unidades naquele país terem tido alguns resultados positivos, nunca conseguiram estar ao nível que era esperado. Caso não consigam vender, Rui Correia não excluiu o encerramento destas unidades. A empresa ficará com 11 fábricas de painéis, face as 14 que detinha.

 

A reorganização acabou por prejudicar os resultados da SI, que registou prejuízos de 116 milhões de euros em 2014, face aos 78 milhões negativos que tinha registado em 2013.

 

A redução de cerca de 3% do volume de negócios, para 1.015 milhões de euros está em parte relacionada com a redução do segmento de OSB (painéis de partículas orientadas) na Alemanha. Sobre esta questão, Rui Correia referiu que a concorrência dos países de Leste aumentou a pressão sobre a empresa, mas salientou que a redução de uma unidade naquele país também contribuiu para estes resultados.

 

A Sonae Indústria conta com 3.596 trabalhadores espalhados por cinco países, em 21 fábricas. A capacidade de produção é de 5,8 milhões de metros cúbicos, cerca de metade do que era antes da reorganização.  

 

(Notícia actualizada com mais informação às 12h20)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI