Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vista Alegre Atlantis teve prejuízos inferiores a 1 milhão em 2015

É o valor mais baixo de prejuízos desde 2011, ano em que registou lucros de nove mil euros. A Vista Alegre Atlantis diz que segue no caminho da recuperação.

Pedro Elias/Negócios
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 23 de Março de 2016 às 20:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Vista Alegre Atlantis (VAA) teve prejuízos inferiores a um milhão de euros em 2015, tendo reduzido as perdas em metade do valor que tinha apurado no ano precedente.

De acordo com informação revelada em comunicado à CMVM, a empresa registou prejuízos de 814 mil euros em 2015, o que compara com os 1,9 milhões de euros um ano antes, o que leva a VAA a dizer que "continua a trajectória de recuperação dos resultados". É o valor de prejuízos anuais mais baixo desde 2011, ano em que teve um lucro de nove mil euros, e que também contrariou nove anos seguidos de perdas. 

Os indicadores operacionais também registaram melhorias. De acordo com o comunicado, o EBITDA melhorou dos 2,27 milhões de euros para os 6,8 milhões de euros de um ano para o outro. O que resulta numa margem operacional de 9,5%.

O volume de negócios apurou um crescimento de 10%, para 71,8 milhões de euros, face aos 65,17 milhões de euros de 2014. Os mercados externos já representam 64% deste volume, ou seja, dos 71,8 milhões de euros, 46,2 milhões de euros foram feitos no exterior. E com um crescimento relevante no negócio de grês mesa (que realizou vendas totais de 15,37 milhões, sendo 14,7 milhões fora de Portugal).

Este é um negócio que a VAA tem desenvolvido em particular associada ao Ikea, com a fábrica Ria Stone, na qual a empresa diz pretender desenvolver novas peças "de elevado valor acrescentado". Em 2016, de acordo com o comunicado, a Vista Alegre Atlantis espera "continuar a curva de produção crescente" da Ria Stone "contribuindo significativamente para o volume de negócios e rentabilidade do grupo".

A unidade de porcelana continua a ser a principal no negócio da VAA. Pesa 49% das vendas totais. E foi precisamente nesta área que houve um investimento significativo em 2015, na aquisição de um novo forno.

O investimento total em 2015 foi de 8,8 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais prejuízos Vista Alegre Atlantis resultados 2015
Outras Notícias