Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios na indústria portuguesa com maior subida em 15 meses

Indicador subiu 2,3% em Abril, uma variação que beneficia com o efeito calendário, mas contraria a tendência negativa verificada nos últimos meses.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 06 de Junho de 2013 às 11:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O volume de negócios na indústria portuguesa subiu 2,3% em Abril face ao mesmo do ano anterior, o que representa a maior subida desde Janeiro de 2012 e a primeira desde Outubro do ano passado.

 

De acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatística(INE), esta variação está influenciada pelo efeito de calendário associado ao período da Páscoa, que este ano ocorreu em Março, quando em 2012 tinha ocorrido em Abril, tendo-se observado menos dois e mais dois dias úteis em Março e em Abril, respectivamente, que nos correspondentes meses homólogos.

 

Uma situação que terá também acentuado a queda homóloga registada em Março deste ano (-8,8%). Ainda assim, a variação positiva de Abril sinaliza uma inversão de tendência face à evolução negativa verificada nos últimos meses.

 

Desde Outubro do ano passado que o volume de negócios na indústria não registava um crescimento homólogo e a subida de Abril é mesmo a maior desde Janeiro de 2012, quando subiu 2,7%. Em termos mensais (Abril contra Março deste ano) o volume de negócios decresceu 2,9%.

 

A influenciar de forma positiva o volume de negócios das fábricas portuguesas em Abril esteve a procura externa, com o índice a aumentar 10,2% em Abril, quando em Março tinha recuado 7,4%.

 

Já as vendas da indústria portuguesa para o mercado nacional registaram uma queda homóloga de 3,4%, também melhor do que o registado em Março (-9,9%).

 

Em termos homólogos, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, ajustadas de efeitos de calendário, diminuíram 3,4%, 3,1% e de 5,9%, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais Indústria economia INE
Outras Notícias