Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM investiga composição acionista de dona da TVI

Nomes já conhecidos foram revelados sete dias depois dos contratos de compra e venda das ações da Media Capital serem assinados

Negócios 13 de Setembro de 2020 às 11:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a pressionar para que sejam divulgados os nomes dos novos acionistas da TVI. Segundo o Expresso, a CMVM continua a averiguar o negócio mesmo com os acordos assinados pela Prisa para vender as ações na Media Capital, dona da TVI.

Os nomes já conhecidos foram revelados sete dias depois dos contratos de compra e venda das ações da Media Capital serem assinados.

Os novos acionistas da Media Capital anunciados ao mercado, acumulam cerca de 44% do capital da empresa, faltando ainda conhecer quem adquiriu perto de 20% das ações vendidas pela Prisa na semana passada.

Em destaque está o grupo Triun, de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves e que adquiriu, de acordo com um comunicado à Comissão do Mercado, 20% da dona da TVI, com 16,9 milhões de ações.

Segue-se a sociedade Zenithodyssey, detida a 50% pela CIN, 18% pela Polopique e com o resto do capital dividido por várias outras empresas e que adquiriu, de acordo com uma nota publicada pela CMVM, 16% da Media Capital (13,5 milhões de ações).

Tanto a Triun como a Zenithodyssey têm os contratos assinados com a Prisa desde o dia 3 de setembro mas o mercado só foi informado a 10 de setembro, sete dias depois. Nestes casos, quando se supera 2% do capital de sociedades cotadas, como a Media Capital, a CMVM deve ser informada nos dias seguintes. 

Quando o empresário Mário Ferreira comprou 30% da Media Capital à Prisa, a CMVM abriu uma averiguação à possibilidade de uma concertação de posições. A  confirmação da concertação pode levar a que seja lançada uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte de Mário Ferreira, sobre as posições na empresa que não detém. Neste caso, a OPA será concorrente à da Cofina que lançou uma oferta sobre 100% de capital.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias