Media Novos canais da RTP na TDT só com divulgação cultural

Novos canais da RTP na TDT só com divulgação cultural

Não terão publicidade os canais RTP 3 e RTP Memória que vão entrar nos serviços da TDT. Mas terão espaço para promoção e divulgação cultural, segundo a resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República.
Novos canais da RTP na TDT só com divulgação cultural
Bloomberg
Negócios 09 de julho de 2016 às 12:27
Os canais da RTP - RTP3 e Memória - que vão integrar os serviços da televisão digital terrestre (TDT) não vão ter publicidade, tendo de ocupar esse espaço com promoção e divulgação cultural. O Governo já tinha feito saber que os dois canais de cabo que vão passar a ser abertos da RTP não tinham publicidade. A determinação está em resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República com data de 8 de Julho.

Segundo se lê na resolução, o Conselho de Ministros resolve "substituir os tempos reservados à publicidade por espaços de promoção e divulgação cultural, na medida em que o alargamento desta oferta não deve pôr em causa a sustentabilidade da oferta assegurada pelos operadores privados de televisão, na emissão da RTP 3 e RTP Memória na rede de televisão digital terrestre".

O ministro da Cultura já tinha garantido que essa seria a opção. 
A carregar o vídeo ...

Com isto o Governo responde às preocupações reveladas pela SIC e TVI sobre a publicidade nos novos canais da RTP em sinal aberto. As duas empresas privadas tinham mostrado preocupação: "Permitir a introdução de mais minutos de publicidade nos operadores da RTP prejudica os actuais operadores de televisão e, num efeito dominó, outros meios como a rádio e a imprensa, numa altura em que se enfrenta uma feroz concorrência na captação de receitas publicitárias de gigantes internacionais", diziam num comunicado conjunto.

Nessa mesma resolução do Conselho de Ministros, é determinado que o resto do espaço da TDT será ocupado por dois canais privados, o que será feito pela "abertura de concurso público para a atribuição de licença".

Não é revelado quando será lançado o concurso. Nem ainda há data para a entrada na TDT dos dois canais da RTP. Certo é que, ao contrário do que inicialmente se previa, não haverá já canal em alta definição na televisão digital terrestre. Esse foi o espaço distribuído por estes quatro canais.

O alargamento da oferta de canais na TDT foi aprovada em Conselho de Ministros de 23 de Junho. 



Saber mais e Alertas
pub