Media Projecto do Negócios vence concurso da Google

Projecto do Negócios vence concurso da Google

O Negócios venceu o concurso lançado pela Google para financiar projectos de media. Em Portugal foram seis os projectos seleccionados no âmbito da Digital News Initiative (DNI). 
Projecto do Negócios vence concurso da Google
Negócios 25 de fevereiro de 2016 às 13:04

Um projecto editorial do Negócios está entre os seis portugueses que venceram o concurso europeu lançado pela Google para dinamizar projectos inovadores de media digital.

 

Com a Digital News Initiative (DNI) a Google pretende apoiar o sector dos media por via da tecnologia e da inovação. Foi um concurso aberto "a todos os envolvidos na indústria europeia de notícias no ambiente digital – grandes, pequenos, estabelecidos ou estreantes", como explicou a Google.

 

Nesta primeira ronda lançada em Abril, a Google atribuiu 27 milhões de euros de financiamento a 128 projectos candidatos ao DNI e que resultou numa parceira com 11 grupos de media.

 

O projecto do Negócios insere-se nos de média dimensão. "Em breve revelaremos os pormenores da iniciativa", afirma a directora do Negócios Helena Garrido, revelando apenas que é um projecto inovador que vai ao encontro das exigências dos nossos leitores de informação rigorosa com a marca da qualidade e inovação.

 

O Negócios nasceu no digital, a 23 de Novembro de 1997, como um site de informação económica e financeira e foi a primeira publicação online deste segmento em Portugal com noticiário ao longo do dia. Conquistou logo o mercado dos que primeiro adoptaram as tecnologias digitais na comunidade de empresários, gestores e investidores ou leitores que se interessam por informação económica e financeira. Chamava-se na altura Canal de Negócios.

 

A edição impressa nasce primeiro como semanário publicado à quinta-feira, a 8 de Janeiro de 1998, com o nome Jornal de Negócios. Já na altura a equipa de jornalistas era a mesma para as duas vias de chegar aos leitores. É a 8 de Maio de 2003 que a edição impressa passa a ser diária cinco dias por semana e é estabilizada uma única marca, Jornal de Negócios, hoje Negócios. Em 2015 o negocios.pt registou 58,6 milhões de visitas e 134 milhões de "page views".

 

Em Portugal, além do Negócios, a DNI seleccionou também projectos do Público, agência Lusa, Observador e Jornal de Notícias e um outro, ainda desconhecido. Os projectos nacionais irão receber, no seu conjunto, um financiamento de 1,8 milhões de euros.

 

A Alemanha foi o país que levou a maior fatia do financiamento (4,8 milhões de euros), seguindo-se o Reino Unido (2,8 milhões de euros) e a Espanha (2,5 milhões de euros). Desde o lançamento do DNI mais de 120 organizações mostraram interesse em integrar a iniciativa.

 




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