Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Anacom diz que migração da TDT em Alenquer foi bem sucedida

Anacom diz que não houve praticamente reclamações.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 16 de Maio de 2011 às 13:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Anacom fala em sucesso no processo de migração do retransmissor de Alenquer do sinal analógico de televisão para o digital, não tendo sido registados praticamente casos de não visionamento dos quatro canais de sinal aberto.

De acordo com o regulador das comunicações, "o processo correu de forma positiva". Isto porque, segundo um comunicado da Anacom, o posto de atendimento em Alenquer do regulador e da Direcção-Geral do Consumidor, a linha de atendimento da Anacom, a Câmara Municipal de Alenquer não receberam quaisquer pedidos de ajuda ou reclamações por alguém ter ficado sem ver televisão. A linha de atendimento da TDT tem apenas uma mensagem de um utente que ficou sem televisão.

"Assim sendo, pode dar-se por concluído com sucesso o processo de migração para a TDT na zona piloto de Alenquer", diz o comunicado da Anacom, dizendo que o processo de migração decorreu de "forma tranquila, sem sobressaltos, e sem que as populações deixem de ver televisão, como sempre fizeram ao longo de várias décadas".

Em Alenquer decorreu o primeiro projecto piloto, com a migração do analógico para o digital do retransmissor de Alenquer. No entanto, as casas neste concelho conseguem ver através de outros emissores, como o de Montejunto e Palmela. Parte da população não estaria abrangida pela migração que aconteceu na passada quinta-feira.

Na sessão que assinalou essa migração, José Amado da Silva, presidente da Anacom, realçou que na quinta-feira não estava a acontecer uma inauguração, nem uma festa. "É um exercício de segurança, de humildade e não um acontecimento. Por isso é um projecto piloto".

Na ocasião, o presidente do município de Alenquer, Jorge Riso, enfatizou a improtância de Alenquer ter sido escolhida pela Anacom para projecto piloto, mas pediu que a Anacom se mantivesse no concelho e consolidasse a campanha de proximidade que tinha feito até aí. Mas alertou para a necessidade de, "num mercado altamente competitivo, as técnicas de venda pautarem-se por padrões de honestidade e veracidade, o que não tem acontecido sempre ao longo deste processo". E essa, disse, "era a maior mágua" do processo.

No entanto, o autarca enalteceu a evolução tecnológica, ainda mais num concelho onde parte da população, com a rede antiga, não ter conseguido ao longo destes anos ver a TVI. Agora com o digital, os quatros canais serão visualizados.





Ver comentários
Saber mais TDT Anacom Alenquer
Outras Notícias