Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ángeles abandona OPA sobre a Espírito Santo Saúde

O caminho para a aquisição da dona do Hospital da Luz está mais facilitado para a Fidelidade. Os mexicanos terão revogado a oferta, apurou o Negócios. O grupo Ángeles não quis superar os 4,82 euros pagos pela seguradora.

Miguel Baltazar/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

O grupo Ángeles abandonou a corrida pela Espírito Santo Saúde. A primeira empresa a anunciar interesse na dona do Hospital não pretende superar a oferta da Fidelidade. A companhia mexicana prometia 4,50 euros por acção e não quis ultrapassar os 4,82 euros oferecidos pela Fidelidade.

 

"Não tecemos comentários no decurso da OPA", diz fonte oficial do grupo mexicano, depois de confrontado com a informação apurada pelo Negócios de que a oferta não seguirá em frente.

 

A informação terá de ser dada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários mas, apesar de contactada, fonte oficial do regulador não respondeu. 

 

Quando há uma oferta concorrente oficializada, como aconteceu na passada sexta-feira com a Fidelidade, as empresas que lançaram ofertas anteriormente podem revogar aquilo que propuseram.

 

"O lançamento de oferta concorrente constitui fundamento de revogação de ofertas voluntárias", diz o Código de Valores Mobiliários. Essa decisão tem de ser "publicada logo que seja tomada, devendo sê-lo até quatro dias a contar do lançamento da oferta concorrente". Ou seja, esta disposição para abandonar a corrida tem de ser comunicada até quinta-feira.

 

O grupo Ángeles, que tem serviços de saúde no México, foi o primeiro a mostrar interesse oficial na Espírito Santo Saúde. Anunciou uma oferta em que propunha uma contrapartida de 4,30 euros. Foi depois superado pela José de Mello Saúde, que avançou com um preço de 4,40 euros por acção. Os mexicanos subiram a parada para 4,50 euros. Contudo, a Fidelidade, controlada pelos chineses da Fosun, aumentou a contrapartida oferecida por acções da Espírito Santo Saúde para 4,72 euros. E, mesmo sem nova concorrência oficializada, a seguradora avançou um novo preço: 4,82 euros.

 

Para haver uma nova revisão em alta do preço, a Ángeles teria de apontar uma contrapartida de 4,92 euros, já que teria de ser 2% superior à da Fidelidade. E os mexicanos terão optado por não fazê-lo. As acções da ES Saúde encerraram com uma quebra de 0,53% para valerem 4,89 euros.

 

Neste momento, sem confirmação oficial desta "desistência", estão a decorrer duas OPA sobre o capital da Espírito Santo Saúde: da Ángeles e da Fidelidade.

 

 

 

(Notícia actualizada com mais informações às 16h42)

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Ángeles Espírito Santo Saúde Hospital da Luz
Outras Notícias